• 55 61 982648031
  • sergiobotelho@paraondeir.blog

Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa, evoca início da cidade

Catedral basílica de Nossa Senhora das Neves

Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa, evoca início da cidade

Sérgio Botêlho – A primeira versão da Igreja de Nossa Senhora das Neves data de 1586, portanto, meses depois da criação, em 5 de agosto de 1585, da Cidade Real de Nossa Senhora das Neves (assim, porque os portugueses costumavam dar o nome do santo do dia às novas cidades que iam sendo criadas em seus territórios). 

Catedral basílica de Nossa Senhora das Neves

Crédito da foto: DE.UFPB

Cidade Real, porque a capital da Paraíba já nasceu cidade, com o complemento de ser, então, vinculada ao Rei. O que permite entender a importância que Portugal deu à conquista da Capitania da Paraíba.

Pois bem. A primeira versão da atual catedral basílica, em João Pessoa, era bem simples, segundo as descrições, feita de taipa. Evidentemente, que essa primeira versão não poderia perdurar todo o tempo.

Assim, reformas outras foram ocorrendo no decorrer da história, até que em 1º de agosto de 1891, foi oficialmente concluída a versão atualmente existente, quando foi sagrada como catedral (cujo dirigente maior é o bispo), dois anos depois de ser criada a diocese da Paraíba.

Foi durante o arcebispado de Dom Marcelo PInto Carvalheira, entre 1995 e 2004, que a Catedral de Nossa Senhora das Neves recebeu o título de basílica (igreja de grande porte, com grande influência sobre determinada região ou que possua relíquias de santos), mais precisamente em novembro de 1997.

Arquitetura eclética

O prédio da catedral basílica, em João Pessoa, é classificada como de estilo eclético. Dessa forma porque era o estilo arquitetônico que passou a influenciar as construções, na época (finais do século XIX) voltado para a mistura de elementos das arquiteturas passadas com visões mais modernas. Acima de tudo, mantém sua importância por representar, no local, o início da ocupação urbana de João Pessoa.

Fontes:

Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves

https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=442081

Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves

https://pt.wikipedia.org/wiki/Catedral_Bas%C3%ADlica_de_Nossa_Senhora_das_Neves

Qual a diferença entre Basílica, Catedral, Santuário e Capela?

https://maepuraeincomparavel.com/qual-diferenca-entre-basilica-catedral-santuario-e-capela 

Sérgio Botêlho

Jornalista

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Ajuda?
Olá!
Mande as ordens!
%d blogueiros gostam disto: