Catedral de Nossa Senhora da Guia, em Patos, com suas obras de arte e torre imponentes

Sérgio Botêlho – Da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Patos, datada de 1772, nós já falamos aqui. Foi ela a primeira dedicada à Nossa Senhora da Guia, padroeira da cidade, e, no decorrer do tempo, a primeira igreja matriz patoense. 

Catedral de Nossa Senhora da Guia, em Patos
Youtube

No entanto, devido ao crescimento da cidade, e do número de fiéis, foi providenciada uma nova construção, maior e com mais espaço, ainda anterior à atual Catedral de Nossa Senhora da Guia. 

Iniciada em 1893, a nova igreja ficou pronta por volta de 1906. No entanto, perto de 40 anos depois, foi demolida e em seu lugar construída uma nova, não sem resistência de parte da população, que não aceitava a demolição da então igreja matriz. Contudo, a demolição aconteceu, e em seu lugar construída a atual, cuja primeira celebração ocorreu em 04 de dezembro de 1949.

Quando iniciada a construção da segunda igreja de Patos, em 1893, a autorização ainda teve de ser dada pela Diocese de Olinda e Recife, apesar de já ter sido oficialmente criada a Diocese da Paraíba, o que aconteceu em 27 de abril de 1892.

Acontece que somente 2 anos depois, em 04 de março de 1894 é que foi empossado o primeiro bispo, Dom Adauto de Miranda Henriques, momento em que a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Guia já estava sendo construída, em Patos.

A Igreja

A Catedral patoense tem, em seu interior, riquezas artísticas admiradas pelos que a visitam. Com destaque para as pinturas que caracterizam a Via Sacra. E, ainda, as que cobrem o teto da igreja, sob a batuta de um artista recifense, à época, chamado de José Lima, com formação artística na Itália. A imponência da torre da igreja, por conta de sua altura, é outro detalhe que destaca a obra arquitetônica religiosa.

Uma vista indispensável, em Patos, é à Catedral de Nossa Senhora da Guia.

Fontes:

Catedral de Nossa Senhora da Guia – Patos/PB

https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=449668

Paróquia de Nossa Senhora da Guia – Patos

http://www.nsdaguia.org.br/a_paroquia/historia

Arquidiocese da Paraíba

https://pt.wikipedia.org/wiki/Arquidiocese_da_Para%C3%ADba#:~:text=A%20Arquidiocese%20da%20Para%C3%ADba%20foi,diocese%20com%20sede%20na%20capital

Vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=l9nFld-0olk 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.