Sérgio Botêlho – Da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Patos, datada de 1772, nós já falamos aqui. Foi ela a primeira dedicada à Nossa Senhora da Guia, padroeira da cidade, e, no decorrer do tempo, a primeira igreja matriz patoense.

No entanto, devido ao crescimento da cidade, e do número de fiéis, foi providenciada uma nova construção, maior e com mais espaço, ainda anterior à atual Catedral de Nossa Senhora da Guia.
Iniciada em 1893, a nova igreja ficou pronta por volta de 1906. No entanto, perto de 40 anos depois, foi demolida e em seu lugar construída uma nova, não sem resistência de parte da população, que não aceitava a demolição da então igreja matriz. Contudo, a demolição aconteceu, e em seu lugar construída a atual, cuja primeira celebração ocorreu em 04 de dezembro de 1949.
Quando iniciada a construção da segunda igreja de Patos, em 1893, a autorização ainda teve de ser dada pela Diocese de Olinda e Recife, apesar de já ter sido oficialmente criada a Diocese da Paraíba, o que aconteceu em 27 de abril de 1892.
Acontece que somente 2 anos depois, em 04 de março de 1894 é que foi empossado o primeiro bispo, Dom Adauto de Miranda Henriques, momento em que a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Guia já estava sendo construída, em Patos.
A Igreja
A Catedral patoense tem, em seu interior, riquezas artísticas admiradas pelos que a visitam. Com destaque para as pinturas que caracterizam a Via Sacra. E, ainda, as que cobrem o teto da igreja, sob a batuta de um artista recifense, à época, chamado de José Lima, com formação artística na Itália. A imponência da torre da igreja, por conta de sua altura, é outro detalhe que destaca a obra arquitetônica religiosa.
Uma vista indispensável, em Patos, é à Catedral de Nossa Senhora da Guia.
Fontes:
Catedral de Nossa Senhora da Guia – Patos/PB
https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=449668
Paróquia de Nossa Senhora da Guia – Patos
http://www.nsdaguia.org.br/a_paroquia/historia
Arquidiocese da Paraíba