Convento, Igreja e Capela Dourada: a maior obra franciscana na Paraíba

Sérgio Botêlho – Não há outro conjunto arquitetônico mais precioso – uma obra franciscana -, pelo seu volume e referência histórica, na Paraíba, do que o formado pelo Convento de Santo Antônio, Igreja de São Francisco e Capela Dourada, especialmente.

Segundo destaca o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), onde o conjunto arquitetônico religioso se encontra tombado desde 1952, a edificação é considerada “um dos melhores exemplares da chamada escola franciscana no Brasil”.

Detalhes

Ainda de acordo com o instituto, no interior da Igreja “o púlpito é uma obra de arte com um rico trabalho de talha dourada, considerado pela UNESCO como único no mundo inteiro, e possivelmente sofreu influência da arte indígena”. 

À frente de toda a construção, um adro espetacular, em sua amplitude e altura do muro com detalhes artísticos em toda a sua extensão, e uma via sacra toda pintada em azulejos; e, ainda, um cruzeiro onde se destaca, em sua base, representações de pelicanos e uma instigadora  fênix.

História

A obra franciscana guarda marcas de toda a sua trajetória histórica, desde que a Ordem chegou à Filipéia de Nossa Senhora das Neves, ainda no século XVI, poucos anos depois da conquista oficializada em 5 de agosto de 1585.

De acordo com o Iphan, já no ano de 1591, seis anos após firmado o acordo entre índios e portugueses, o que permitiu a criação da Cidade Real de Nossa Senhora das Neves, as obras indispensáveis da igreja estavam prontas.

A partir daí, conforme revela o instituto do patrimônio brasileiro, seguiram-se marchas e contramarchas ligadas a brigas com o governo local e invasão holandesa. Dessa maneira, somente em 1779 é que obra foi concluída.

Em toda a construção o detalhe é o barroco, sendo, neste particular, um exemplar de destaque no país. Há apelos tropicais em seus adornos, como o caju, influências indígenas nacionais e da América, e mouras.

Sem dúvida, o Centro Cultural São Francisco, como é classificado, na Paraíba, é um tesouro artístico, cultural e religioso dos mais significativos, do Brasil, e de visita indispensável no roteiro turístico da cidade de João Pessoa.

Fonte:

Convento e Igreja de Santo Antônio e Casa de Oração e claustro da Ordem Terceira de São Francisco (João Pessoa, PB)

http://www.ipatrimonio.org/joao-pessoa-convento-e-igreja-de-santo-antonio-e-casa-de-oracao-e-claustro-da-ordem-terceira-de-sao-francisco/#!/map=38329

Vídeo: 

Convento de Santo Antônio – João Pessoa – Filipéia de Nossa Senhora das Neves

https://www.youtube.com/watch?v=5bEM96_c3mI&feature=emb_logo

MEMÓRIAS PESSOENSES. Crônicas sobre figuras e fatos da João Pessoa das décadas de 50 e 60 do século XX. COMPRE AQUI 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.