Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Patos: testemunha da história

Sérgio Botêlho – A Igreja de Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Patos, foi a primeira construção católica da cidade. Inicialmente pertencente à Paróquia de Nossa Senhora do Bom Sucesso, de Pombal, ela foi construída em 1772. 

Igreja da Conceição em Patos. Foto: Diocese de Patos

No começo, era dedicada mesmo a Nossa Senhora da Guia, padroeira do município, e com essa denominação foi elevada à condição de matriz de Patos, no momento em que adquiriu o status de paróquia, separando-se da paróquia de Pombal.

A elevação aconteceu apenas 16 anos depois de sua construção, isto é, em 6 de outubro de 1788, e até o ano de 1906 a atual Igreja de Nossa Senhora da Conceição continuou homenageando a padroeira Nossa Senhora da Guia, como igreja matriz de Patos.

Novo templo

Na sequência de um movimento católico local, tendo em vista o crescimento da cidade, em 1893, foi lançada a pedra fundamental do novo e segundo templo católico de Patos, que passou a ser a Igreja Matriz da Paróquia de Nossa Senhora da Guia.

Contudo, essa segunda construção acabou cedendo lugar a uma novo templo dedicado a Nossa Senhora da Guia, e em 1942 era inaugurada o novo prédio da igreja, atualmente Catedral de Nossa Senhora da Guia.

Foi em torno da capela (sua condição primeira) e posteriormente igreja matriz que Patos foi crescendo. Dessa forma, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição é verdadeiramente testemunha em pedra e cal, e apelo espiritual, do crescimento da cidade até atingir a condição atual de 4ª cidade da Paraíba.

Portanto, apesar de pequena, a igreja é encantadora e, por conta de sua beleza e significado histórico provoca a admiração dos visitantes e mantém o hábito dos frequentadores de suas celebrações normais.

Anualmente a Igreja sedia uma concorrida festa em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, que normalmente tem início em 28 de novembro e segue até o dia dedicado à invocação de Maria,em 08 de dezembro.

Fontes:

Igreja de Nossa Senhora da Conceição

https://www.tripadvisor.com.br/Attraction_Review-d15835016.html#REVIEWS

Diocese de Patos

http://www.diocesedepatospb.org.br/padroeira/

Biblioteca IBGE

https://biblioteca.ibge.gov.br/biblioteca-catalogo.html?id=449696&view=detalhes

MEMÓRIAS PESSOENSES. Crônicas sobre figuras e fatos da João Pessoa das décadas de 50 e 60 do século XX. COMPRE AQUI DÓLAR, VIAGENS AÉREAS, HISTÓRIA HOJE, BOLSA, ANIVERSÁRIOS MUNICIPAIS, APROVEITE E ASSINE O BLOG POR E-MAIL. ACESSE CLICANDO AQUI

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.