Sérgio Botêlho – A Igreja de Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Patos, foi a primeira construção católica da cidade. Inicialmente pertencente à Paróquia de Nossa Senhora do Bom Sucesso, de Pombal, ela foi construída em 1772.

No começo, era dedicada mesmo a Nossa Senhora da Guia, padroeira do município, e com essa denominação foi elevada à condição de matriz de Patos, no momento em que adquiriu o status de paróquia, separando-se da paróquia de Pombal.
A elevação aconteceu apenas 16 anos depois de sua construção, isto é, em 6 de outubro de 1788, e até o ano de 1906 a atual Igreja de Nossa Senhora da Conceição continuou homenageando a padroeira Nossa Senhora da Guia, como igreja matriz de Patos.
Novo templo
Na sequência de um movimento católico local, tendo em vista o crescimento da cidade, em 1893, foi lançada a pedra fundamental do novo e segundo templo católico de Patos, que passou a ser a Igreja Matriz da Paróquia de Nossa Senhora da Guia.
Contudo, essa segunda construção acabou cedendo lugar a uma novo templo dedicado a Nossa Senhora da Guia, e em 1942 era inaugurada o novo prédio da igreja, atualmente Catedral de Nossa Senhora da Guia.
Foi em torno da capela (sua condição primeira) e posteriormente igreja matriz que Patos foi crescendo. Dessa forma, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição é verdadeiramente testemunha em pedra e cal, e apelo espiritual, do crescimento da cidade até atingir a condição atual de 4ª cidade da Paraíba.
Portanto, apesar de pequena, a igreja é encantadora e, por conta de sua beleza e significado histórico provoca a admiração dos visitantes e mantém o hábito dos frequentadores de suas celebrações normais.
Anualmente a Igreja sedia uma concorrida festa em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, que normalmente tem início em 28 de novembro e segue até o dia dedicado à invocação de Maria,em 08 de dezembro.
Fontes:
Igreja de Nossa Senhora da Conceição
https://www.tripadvisor.com.br/Attraction_Review-d15835016.html#REVIEWS
Diocese de Patos
http://www.diocesedepatospb.org.br/padroeira/
Biblioteca IBGE
https://biblioteca.ibge.gov.br/biblioteca-catalogo.html?id=449696&view=detalhes
Destaques da grande mídia impressa JOÃO PESSOA E SUAS HISTÓRIAS
Comente