A história da Igreja Batista, em João Pessoa, começa em Jaguaribe, onde os batistas se reuniam em torno da Bíblia. O pastor vinha do Recife já que não havia ainda pastores na capital paraibana.
O atual prédio da igreja fica em terreno comprado em 1954 da família Ribeiro Coutinho – que possuía casa em frente, na Avenida Getúlio Vargas -, foi inaugurado no ano de 1956, dominando a nova paisagem urbana que se ia construindo em João Pessoa.
O prédio ocupa uma área de grande visibilidade na cidade, compondo com os prédios da antiga Faculdade de Filosofia e do Lyceu Paraibano, e casas da Avenida Getúlio Vargas, um conjunto arquitetônico de grande beleza e significado histórico pessoense.
A edificação que é réplica de templo norte-americano, obedece a um estilo neoclássico greco-romano. O local é de grande volume de trânsito de pessoas, automóveis e ônibus em direção aos bairros do Norte e do Leste de João Pessoa, principalmente.
Os Batistas
A Igreja Batista se constitui numa das vertentes do protestantismo, considerada mais independente, valorizando a leitura de Bíblia. O protestantismo surgiu em contraposição ao cristianismo orientado pelo Vaticano.
Os Batistas praticam o batismo por imersão, a partir da imagem oferecida pelo Novo Testamento, sobre o batismo de Jesus Cristo, por João Batista. Antecedentes históricos dos Batistas podem ser encontrados nos Anabatistas, que defendiam o batismo na fase adulta, dentro da tese da adesão voluntária do crente à Igreja, entre algumas outras identidades.
No Brasil, a Igreja Batista teve grande impulso com a chegada de missionários fugidos da Guerra de Secessão dos EUA (entre 1861-1865), quando fazendeiros norte-americanos se instalaram no país, a partir de Santa Bárbara D’Oeste, no estado de São Paulo.
Fontes e mais informações:
ARQUITETURA DO SAGRADO: ANÁLISE DA PRIMEIRA IGREJA BATISTA DE JOÃO PESSOA – ALBERLENE BARACHO SALES – UFPb
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/13644/1/ABS09102018.pdf
Templo: Igreja Batista
Os anabatistas
https://pt.wikipedia.org/wiki/Anabatista
Igreja Batista
Comente