João Pessoa: por que Nossa Senhora das Neves?

Embora nunca tenha nevado em João Pessoa, a padroeira da capital paraibana é Nossa Senhora das Neves

Sérgio Botêlho – Em 5 de agosto de 1585, às margens do rio Sanhauá, era fundada a atual João Pessoa, com o nome de Cidade Real de Nossa Senhora das Neves, portanto, patrocinada diretamente pela Fazenda Real.

SÃO MUITAS AS HISTÓRIAS DE JOÃO PESSOA – SAIBA MAIS

Na largada, já ostentava o nome de sua padroeira, até os dias de hoje, embora não existisse qualquer vestígio de que o local experimentasse um frio a ponto de ter neve e, portanto, lembrar a Nossa Senhora que é cultuada em parte da Europa.

Leia também: João Pessoa – Onde nasceu a cidade?

A devoção à Senhora das Neves surgiu em Roma, alicerçada na história de um casal muito rico e sem herdeiros que, a certa idade, rogava a Deus por orientá-los sobre a destinação de seus bens, após a morte.

PRAIAS DE JOÃO PESSOA, DO LIMITE COM INTERMARES A GRAMAME: BAIXE O E-BOOK GRATUITAMENTE

Durante a noite, entre os dias 4 e 5 de agosto, em pleno verão europeu, o senhor João sonhou com Nossa Senhora a lhe indicar o topo de um monte que no dia seguinte estaria coberto de neve.

E o milagre aconteceu. No dia seguinte, 5 de agosto, o cume do Monte Esquilino amanheceu coberto de neve. Na sequência, por orientação do Papa Libério, no local o casal ergueu uma basílica batizada de Santa Maria Maior.

A basílica de Santa Maria Maior, da Senhora das Neves, é até hoje uma das mais importantes de Roma, local de muita peregrinação e adoração a Maria, inclusive com trono e altar papais.

Na basílica – que tem uma lamparina de óleo permanentemente acesa, a pedido de João Paulo II -, a cada 5 de agosto, é realizada uma solenidade lembrando o milagre das neves, simbolizado, no ato, por uma chuva de pétalas de rosa branca.

SAIBA MAIS SOBRE EFEMÉRIDES, DESTAQUES DO DIA A DIA

Assim, chegamos a João Pessoa, a Cidade Real de Nossa Senhora das Neves, fundada a 5 de agosto, dia dedicado à Santa Maria Maior. Já que os portugueses costumavam dar o nome do santo do dia às novas cidades fundadas por eles, foi o que aconteceu à atual João Pessoa. Normalíssimo para os costumes da época dos descobrimentos.

Por Sérgio Botêlho, com informações das seguintes FONTES:

https://arquisp.org.br/liturgia/santo-do-dia/nossa-senhora-das-neves

https://turismo.joaopessoa.pb.gov.br/um-pouco-da-sua-historia/

You may also like

2 thoughts on “João Pessoa: por que Nossa Senhora das Neves?

Comente