João Pessoa: por que 3ª cidade mais antiga do Brasil?

477views

João Pessoa é considerada a 3ª cidade mais antiga do Brasil; saiba o o porquê dessa informação histórica

O nascimento da Cidade Real de Nossa Senhora das Neves, atual João Pessoa, em 5 de agosto de 1585, foi fruto de mais de uma década de duríssimas batalhas contra os potiguaras, que resistiram o quanto puderam, assistidos logística e materialmente por franceses.

SÃO MUITAS AS HISTÓRIAS DE JOÃO PESSOA – SAIBA MAIS

A princípio, desalentados com o que podiam extrair de riquezas – especialmente ouro – da terra brasilis, os portugueses ficaram mais presos ao comércio de especiarias da Índia, o que rendia mais fortuna aos navegantes.

Leia também: João Pessoa – Onde nasceu a cidade?

Enquanto isso, os franceses iam enchendo suas embarcações com o pau brasil, destacadamente no litoral da Paraíba, em perfeita sintonia com os indígenas, que se satisfaziam com bugigangas trazidas pelos invasores.

PRAIAS DE JOÃO PESSOA, DO LIMITE COM INTERMARES A GRAMAME: BAIXE O E-BOOK GRATUITAMENTE

Leia também: João Pessoa: por que Nossa Senhora das Neves?

Essa união entre franceses e potiguaras dificultou até onde foi possível os interesses dos portugueses, interesses que iam mudando de rumo na direção do Brasil, obrigando os lusitanos a dividir a nova terra em capitanias hereditárias, para facilitar a ocupação e a defesa.

Entre as capitanias, a da Paraíba, que foi criada após o massacre praticado pelos índios no Engenho Tracunhaém, em Itamaracá, em 1534, a partir de quando puseram os olhos em definitivo sobre esse novo espaço do Nordeste brasileiro.

Porém, foram necessárias 5 expedições até que os portugueses conseguissem estabelecer um acordo com os índios Tabajaras, rivais dos Potiguaras, e, assim, ganhar a guerra com esses últimos, expulsar os franceses e fundar a Cidade Real de Nossa Senhora das Neves, assim denominada (de cidade real), pelas razões estratégicas de Portugal em conquistar a Capitania da Paraíba. 

SAIBA MAIS SOBRE EFEMÉRIDES, DESTAQUES DO DIA A DIA

Desse jeito, a atual João Pessoa já nascia como cidade, sendo a terceira do Brasil, em tal condição. Antes da atual capital paraibana nasceram as cidades de Salvador, em 1549, e de São Sebastião do Rio de Janeiro, em 1565.

Por Sérgio Botêlho, com informações da seguinte FONTE:

https://www.historia-brasil.com/colonia/primeiras-cidades.htm#:~:text=As%20oito%20primeiras%20cidades%20brasileiras,)%20e%20Recife%20(1630).

You may also like

Comente