Festa de Santos Reis: tradicional e animada no município de Marcação

Sérgio Botêlho – Marcação é um dos três municípios litorâneos da Paraíba onde se localizam as principais aldeias remanescentes dos antigos proprietários de grande parte do litoral nordestino: os potiguaras. Os outros dois são Rio Tinto e Baía da Traição. 

Com efeito, os potiguaras dominavam o litoral do Maranhão a Pernambuco, até a chegada dos portugueses, a partir de 1500, que passaram a ocupar as terras antes pertencentes a essas tribos de origem Tupi.

Essas aldeias passaram a existir nessa parte do litoral nordestino praticamente desde o tempo da conquista da Capitania da Paraíba, com a criação da Cidade Real de Nossa Senhora das Neves, em 1585, apesar de forte, mas efêmera resistência nos primeiros anos.

DÓLAR, VIAGENS AÉREAS, HISTÓRIA HOJE, BOLSA, ANIVERSÁRIOS MUNICIPAIS, APROVEITE E ASSINE O BLOG POR E-MAIL. ACESSE CLICANDO AQUI

Na vida dos potiguaras, a partir de então, não apenas houve longo processo de miscigenação racial, como também cultural e religiosa. Hoje, essa mistura se reflete bem claramente nas manifestações diárias desse povo que habita naqueles três municípios do Litoral Norte da Paraíba.

MEMÓRIAS PESSOENSES. Crônicas sobre figuras e fatos da João Pessoa das décadas de 50 e 60 do século XX. COMPRE AQUI

Com certeza, a maior influência na cultura potiguar, durante essas centenas de anos, vem dos portugueses, por meio da religião católica. Portanto, entre as mais expressivas manifestações de religiosidade dos índios potiguaras, atualmente, estão as reverências aos santos católicos.

Dessa maneira, em Marcação, a Festa de Santos Reis é das que mais chamam a atenção. Trata-se de uma reverência aos Três Reis Magos que visitaram o Menino Jesus, ainda na manjedoura, sendo um dos episódios mais impressionantes e cheios de simbolismo da religião cristã.

A festa

Normalmente, o dia de Santos Reis é comemorado em 06 de janeiro. A data fica então reservada às festividades religiosas propriamente dita, em reverência à história dos Três Reis Magos com o Menino Jesus.

No entanto, entre mais na frente, entre os dias 11 e 14, a Prefeitura de Marcação promove uma grande festa, com direito a artistas e bandas locais e de fora, reunindo milhares de pessoas. É uma das mais tradicionais festas de Marcação.

Fontes:

HIstória de Santos Reis

https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-santos-reis/329/102/

Vídeos:

51° Festa de Santos Reis em Marcação-PB. 14 de Janeiro 2018

https://www.youtube.com/watch?v=JUeLYq-8s5g

Henry Freitas Na Festa De Santos Reis Da Cidade De Marcação

https://www.youtube.com/watch?v=sEOkVM1hngQ

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.