Não tem como esconder a emoção quando se chega ao Largo São Pedro Gonçalves, no Varadouro. Além de uma parte do casario original e prédios em ruína, destacam-se a Igreja de São Frei Pedro Gonçalves e o antigo Hotel Globo.
Parte do Varadouro, o largo revela traços indeléveis da história da capital paraibana, primeiro núcleo urbano a ser formado na Paraíba. Embora a Igreja tenha data histórica de 1843, há construções anteriores, no mesmo local, recentemente descobertas.
A saber, durante obras de restauração da igreja, apareceram, debaixo do prédio da Igreja, fortificações em pedra calcária datadas por historiadores, arquitetos e arqueólogos como parte das primeiras obras erguidas na Cidade Real e, posteriormente, Filipéia de Nossa Senhora das Neves, no final do Século XVI.
O Largo São Pedro Gonçalves faz parte, então, do conjunto arquitetônico que compõe o Centro Histórico de João Pessoa, junto com a vizinha Praça Antenor Navarro e seu belo casario, e tantos outros prédios da parte central da capital paraibana.
Frei São Pedro Gonçalves
Mas, quem foi São Frei Pedro Gonçalves que dá o nome à igreja? Espanhol, nascido como Pedro González Telmo, também conhecido como Santelmo ou Corpo Santo, viveu entre o final do Século XII e início do Século XIII, tendo falecido aos 56 anos.
Frei da ordem dominicana, é considerado padroeiro dos homens do mar e dos barqueiros, o que justifica sua igreja tão próxima do Porto do Capim, onde ontem e hoje vivem e trabalham pescadores e barqueiros do rio Sanhauá.
Momentos de destaque da igreja
Na Sexta-Feira Santa, após programação na igreja, sai a procissão do fogaréu, com velas, somente composta de homens, que segue até o Terminal Rodoviário de João Pessoa, onde acontece uma encenação da Ceia Larga, com distribuição de marmitas.
Enquanto isso, mulheres deixam em procissão o Distrito Mecânico, também com velas, em nome de Nossa Senhora das Dores. As duas procissões se encontram, enfim, no Santuário da Imaculada Conceição, no final do Cordão Encarnado.
Também é destaque da Igreja de São Frei Pedro Gonçalves a procissão de Nossa Senhora da Conceição, em 08 de dezembro, conduzida pelos pescadores e barqueiros do Porto do Capim, e que termina na Ilha Santa, no rio Sanhauá.
Fontes:
Igreja de São Frei Pedro Gonçalves
Pedro González Telmo
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_González_Telmo