Igreja de São Frei Pedro Gonçalves é parte da história da Paraíba

Não tem como esconder a emoção quando se chega ao Largo onde se destacam a Igreja de São Frei Pedro Gonçalves e o antigo Hotel Globo.

Não tem como esconder a emoção quando se chega ao Largo São Pedro Gonçalves, no Varadouro. Além de uma parte do casario original e prédios em ruína, destacam-se a Igreja de São Frei Pedro Gonçalves e o antigo Hotel Globo.

Parte do Varadouro, o largo revela traços indeléveis da história da capital paraibana, primeiro núcleo urbano a ser formado na Paraíba. Embora a Igreja tenha data histórica de 1843, há construções anteriores, no mesmo local, recentemente descobertas.

A saber, durante obras de restauração da igreja, apareceram, debaixo do prédio da Igreja, fortificações em pedra calcária datadas por historiadores, arquitetos e arqueólogos como parte das primeiras obras erguidas na Cidade Real e, posteriormente, Filipéia de Nossa Senhora das Neves, no final do Século XVI.

O Largo São Pedro Gonçalves faz parte, então, do conjunto arquitetônico que compõe o Centro Histórico de João Pessoa, junto com a vizinha Praça Antenor Navarro e seu belo casario, e tantos outros prédios da parte central da capital paraibana.

Frei São Pedro Gonçalves

Mas, quem foi São Frei Pedro Gonçalves que dá o nome à igreja? Espanhol, nascido como Pedro González Telmo, também conhecido como Santelmo ou Corpo Santo, viveu entre o final do Século XII e início do Século XIII, tendo falecido aos 56 anos.

Frei da ordem dominicana, é considerado padroeiro dos homens do mar e dos barqueiros, o que justifica sua igreja tão próxima do Porto do Capim, onde ontem e hoje vivem e trabalham pescadores e barqueiros do rio Sanhauá.

Momentos de destaque da igreja

Na Sexta-Feira Santa, após programação na igreja, sai a procissão do fogaréu, com velas, somente composta de homens, que segue até o Terminal Rodoviário de João Pessoa, onde acontece uma encenação da Ceia Larga, com distribuição de marmitas.

Enquanto isso, mulheres deixam em procissão o Distrito Mecânico, também com velas, em nome de Nossa Senhora das Dores. As duas procissões se encontram, enfim, no Santuário da Imaculada Conceição, no final do Cordão Encarnado.

Também é destaque da Igreja de São Frei Pedro Gonçalves a procissão de Nossa Senhora da Conceição, em 08 de dezembro, conduzida pelos pescadores e barqueiros do Porto do Capim, e que termina na Ilha Santa, no rio Sanhauá.

Fontes:

Igreja de São Frei Pedro Gonçalves

https://turismo.joaopessoa.pb.gov.br/o-que-fazer/pontos-turisticos/igrejas/igreja-de-sao-frei-pedro-goncalves/

Pedro González Telmo

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_González_Telmo

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.