Igreja Matriz de Santa Rita da Cássia, em Santa Rita: bela e majestosa

Santa Rita de Cássia, a Madrinha dos Sertões, é padroeira da cidade de Santa Rita, na Grande João Pessoa, capital da Paraíba. O município de Santa Rita está inserido numa das mais destacadas regiões de predomínio da cultura da cana de açúcar, no estado.

A devoção do Cumbe (pequeno povoado no dialeto banto), primeiro nome dado à atual cidade de Santa Rita, à santa, se confirmou antes mesmo de ela (Rita de Cássia) ser santificada pelo Vaticano, o que somente aconteceu sob o papado de Leão XIII, em 1900.

No entanto, já havia recebido o título de beata, desde o ano de 1627 – quase 200 anos após sua morte, que se deu em 22 de maio de 1457 -, por decisão do papa Urbano VIII. No entanto, desde o leito de morte que Santa Rita passou a ser venerada, por conta de sua vida de sofrimentos.

MEMÓRIAS PESSOENSES. Crônicas sobre figuras e fatos da João Pessoa das décadas de 50 e 60 do século XX. COMPRE AQUI

Table of Contents

Construção

A capela, em Santa Rita, teve sua construção inicial em 1776, com as primeiras edificações de pedra e cal, na cidade. A obra, segundo registros históricos, ficou sob a responsabilidade dos frades capuchinhos.

DÓLAR, VIAGENS AÉREAS, HISTÓRIA HOJE, BOLSA, ANIVERSÁRIOS MUNICIPAIS, APROVEITE E ASSINE O BLOG POR E-MAIL. ACESSE CLICANDO AQUI

A transformação da capela na atual Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia, na praça Getúlio Vargas, tem o ano de 1920 como referência. Quando, então, a cidade de Santa Rita completava 81 anos de sua transformação em Freguesia (1839).

Hoje, o prédio da Igreja Matriz, transformada em Santuário, é exemplo de beleza e majestade, destacando-se como obra marcante no centro urbano, entre as que deram origem à cidade de Santa Rita.

Fontes:

Biblioteca do IBGE

https://biblioteca.ibge.gov.br/biblioteca-catalogo.html?id=447372&view=detalhes

Santuário Santa Rita

https://www.paraibacriativa.com.br/artista/santuario-santa-rita-de-cassia/

História de Santa Rita

https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-santa-rita-de-cassia/106/102/

História de Santa Rita

https://www.achetudoeregiao.com.br/pb/santa_rita/historia.htm

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.