Sérgio Botêlho – Há festas religiosas em João Pessoa que, embora não conhecidas da população da cidade, mais largamente, se constituem em tradições de muito tempo para parcelas do povo pessoense.
Uma dessas é a dedicada a Nossa Senhora da Conceição, no Varadouro, em 08 de dezembro, cuja liturgia tem início na Igreja de São Pedro Gonçalves e, por meio de procissão bastante concorrida, termina na Ilha da Santa, no Sanhauá, onde existe uma capelinha para recebê-la.
JOÃO PESSOA E SUAS HISTÓRIASPorto do Capim
Durante o trajeto, a procissão passa pela tradicional comunidade do Porto do Capim, cuja comunidade participa ativamente da preparação das homenagens à santa, e de todo o trajeto da procissão. Destaques da grande mídia impressa
Há trabalhos científicos, com origem na Universidade Federal da Paraíba (com link transcrito no final do texto) que realçam a procissão como um dos movimentos de resistência do povo do Porto do Capim às tentativas de retirá-los do local.
Pois bem. Do Porto do Capim parte, então, um cortejo de barcos com a participação direta de pescadores e catadores de mariscos locais. E, também, de catamarãs contratados por gente que parte de outras localidades de João Pessoa.
Ilha da Santa
Na Ilha Santa ou Ilha da Santa, é realizada uma missa, com a presença da imagem entronizada pelos clérigos. Como acontece na maioria das festividades religiosas, após a missa tem lugar o evento profano, na Ilha Santa.
Mas também no Porto do Capim, onde não somente é muito forte a parte religiosa como a profana, sendo um instante particularmente rico de fortalecimento dos laços comunitários dos seus habitantes.
Portanto, a Festa de Nossa Senhora da Conceição, a partir da Igreja de São Pedro Gonçalves, no Varadouro, é uma das mais importantes tradições católicas da cidade de João Pessoa.
Fontes:
Festa de Nossa Senhora da Conceição no Porto do Capim
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/tede/8589/2/arquivototal.pdf
One thought on “Festa da Conceição na Ilha da Santa: tradição e resistência no Porto do Capim”