Sérgio Botelho – Do ilustre amigo Edgar Bartolini, nascido e criado no Centro Histórico de João Pessoa, entre o Beco da Carioca (atual Peregrino de Carvalho) e a Rua Treze de Maio (nesse último endereço, a senhora sua mãe, Professora Luzia Bartolini, mantinha célebre escola de música), recebi informações preciosas junto com as fotos que ilustram este texto.
Para não perder nada do conteúdo, reproduzo as informações na íntegra: “Sérgio, conforme lhe prometi essas duas fotos são do antigo casarão da General Osório, que deu lugar ao hoje conhecido Edifício Dezoito Andares. Ali funcionou até o final do ano de 1952 a antiga Delegacia de Trânsito, que foi transferida para aquele Castelinho situado na Praça Bela Vista, no início de Cruz das Armas, quando o Governador José Américo de Almeida determinou no local o funcionamento da Escola de Música Antenor Navarro e o Conservatório
de Canto Orfeônico da Paraíba, que ali ficaram até o final de 1957, quando no seu primeiro governo, Dr. Pedro Moreno Gondim, negociou o terreno com o antigo IAPB, visando a construção do dito edifício, com a cláusula de que o quarto andar da obra, correspondente ao primeiro na citada avenida seria todo destinado às duas instituições. No ano de 1965 foram as instalações entregues como acertado, porém, o Governador João Agripino desfez o acordo com a promessa de construir um novo prédio para a Escola e o Conservatório, coisa que nunca ocorreu”.
Portanto, nas belas fotos do texto de hoje vemos o prédio que existiu antes da construção do 18 Andares, com toda a sua beleza e algumas fábulas que envolveram sua demolição e posterior edificação do prédio, na esquina da atual Peregrino de Carvalho com General Osório, exatamente como fica representado na foto que usei.
Ao amigo Bartolini, meu muito obrigado, gratidão que tenho certeza ser também dos leitores, por essa contribuição à memória da cidade de João Pessoa.
Discover more from Parahyba e Suas Histórias
Subscribe to get the latest posts sent to your email.

