
Sérgio Botelho – A comunidade farmacêutica está em compasso de espera pelo lançamento do livro A História da Farmácia e do Ensino Farmacêutico na Paraíba, do professor titular da UFPB Lauro Santos Filho.
Não é o primeiro livro escrito por ele. Em 2006 lançou o Manual de Microbiologia Clínica, de caráter didático e técnico, que já vai na terceira edição, com recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O novo livro reúne três linhas de memória, já que conta a história da profissão farmacêutica na Paraíba, a do ensino superior farmacêutico no estado e as da UFPB e da UEPB nesse campo.
É, portanto, um livro de valor histórico, acadêmico e profissional. Interessa aos farmacêuticos, aos professores da área de saúde e aos pesquisadores da história da educação superior na Paraíba.
A obra documenta nomes, datas, cursos, conselhos, laboratórios, departamentos, programas de pós-graduação e personagens que ajudaram a construir a Farmácia como campo científico e profissional no estado.
Logo no primeiro capítulo, aborda os antecedentes históricos, a instituição da Faculdade de Farmácia, o início e a regularização do curso, além do reconhecimento, da federalização e das primeiras conclusões.
O prefácio é assinado pelo doutor Walter da Silva Jorge João, presidente do Conselho Federal de Farmácia, gesto que evidencia o comprometimento institucional da entidade financiadora da publicação.
O autor teve colaborações pontuais, de José Maria Barbosa Filho, Josean Fechine Tavares, Marcelo Sobral da Silva, Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz, Rossana Maria Souto Maior Serrano, todos professores lotados no Departamento de Ciências Farmacêuticas da UPFB. E, ainda, de Bernardina Maria Juvenal Freire de Oliveira, professora do Departamento de Ciências da Informação da UFPB e de Nícia Stellita da Cruz Soares, professora e atual pró-reitora adjunta de Graduação da UEPB.
Com o livro, Lauro Santos Filho acrescenta informações e análises valiosas à história do ensino superior paraibano.
*Sérgio Botelho é jornalista e escritor.
PARAHYBA E SUAS HISTÓRIAS. História do ensino farmacêutico na Paraíba
Discover more from Parahyba e Suas Histórias
Subscribe to get the latest posts sent to your email.

