Sérgio Botêlho – Há um cenário de fantasia no litoral de Rio Tinto, norte da orla paraibana, entre os municípios de Lucena e Marcação: a Barra do Mamanguape. Sem dúvida, a paisagem é de sonho, sendo uma das mais belas e expressivas conformações litorâneas que a natureza criou.
As peculiaridades começam por um recife de sedimentos abrigando corais e separando as águas do rio Mamanguape das águas do mar. O local termina servindo de habitat a diversas espécies marinhas, sendo comum avistar tartarugas nadando tranquilamente.
A principal atração de Barra do Mamanguape. contudo, é o peixe-boi marinho, que vive entre o oceano e a foz do rio. Pescadores locais e guias turísticos providenciam passeios aos visitantes para bem perto dos viveiros. Destaques da grande mídia impressa
Passeios
Os passeios proporcionam aos turistas banhos térmicos tanto nas águas do mar como nas do rio. Por obra dos recifes, em muitos pontos, formam-se poças enormes e bem rasas, com água até 28º. Assim, em condições de tornar praticamente irresistível o banho demorado.
Destaques históricos e efeméridesPelo caminho, para matar a sede, tem a inexcedível água do coco verde, levado pelos barqueiros ou encontrado pelo caminho, num passeio que não se limita ao município de Rio Tinto, mas chega também ao de Marcação.
Ali, na aldeia Camurupim, o turista viverá outra experiência maravilhosa: o contato com indígenas à beira do rio Sinimbu. Então, será possível catar caranguejo, desde que obrigatoriamente sejam devolvidos ao manguezal.
Maravilhosas praias da ParaíbaTrilhas
Por outro lado, é possível chegar, motorizado, a trilhas por estradas de barro; e, no trajeto, experimentar deliciosos pratos feitos à base de frutos do mar servidos por gente da comunidade costeira.
Evidentemente, um passeio singularíssimo e inesquecível à disposição dos sortudos. Barra do Mamanguape, sem qualquer dúvida, é uma excelente opção.
One thought on “Cenário de fantasia no litoral paraibano: Barra do Mamanguape”