Lagoa de Praia: mistério e encantamento à beira-mar de Rio Tinto-PB

9.6kviews

Se alguém mostrar a foto de Lagoa de Praia, e disser que se trata do paraíso, ninguém colocará o relato em dúvida; chegando lá, só confirma

À beira-mar do município paraibano de Rio Tinto, no Litoral Norte da Paraíba, há tantas praias maravilhosas que fica difícil escolher qual a que mais permite ao visitante sonhar com o paraíso, cá na Terra, mesmo.

HISTÓRIA DA BARRAGEM DO SANHAUÁ, EM BAYEUX

Nesse particular, as praias de Rio Tinto fazem parte de um conjunto maior entre as praias do litoral norte paraibano, conhecidas pela limpeza e tranquilidade de suas águas, e por se localizarem em projetos singulares de obediência às exigências do meio ambiente.

Já disponibilizados textos específicos sobre essas praias do município de Rio Tinto, aqui no Para Onde Ir, é possível conhecer por meio deles breves descrições sobre Praia do Oiteiro, Praia de Campina, Barra do Mamanguape e Praia do Miriri.

Nenhuma delas fica devendo absolutamente nada à outra no que diz respeito a devaneios praianos no Brasil. Ainda mais porque, em sua maioria, elas estão em Áreas de Proteção Ambiental e sob vigia permanente dos índios potiguaras, que precisam daquela natureza para a sobrevivência.

Mas, não só dessas praias mais famosas é que vive a fama de Rio Tinto. Também no litoral do município há outro espetáculo natural que beira o encantamento com semelhanças bem próximas a um paraíso real.

Lagoa de Praia

Lagoa de Praia, na verdade, é composta por diversas lagoas, de cores azuladas, dando mais percepção e ênfase quando a maré diminui. Elas formam piscinas naturais, onde é possível ver corais entre os barrancos de arenito.

O nome da praia toma como base as características geográficas do local, por onde durante a maré baixa, formam-se diversas lagoas, por isso, chama-se Lagoa de Praia, nome dado pelos nativos, na lingua tupi inkô(lagoa), kuká(praia), na junção forma-se inkô-kuká, traduzindo para a Língua Portuguesa lagoa de praia.

Fonte:

Lagoa da Praia (Rio Tinto)

 

Foto Matheus Jampa da Silva – Arquivo licenciado sob a licença Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International.

You may also like

Comente