Barra do Mamanguape: cenário de fantasia no litoral paraibano

O cenário apresentado pela Barra do Mamanguape, entre Lucena e Marcação, tem contornos de verdadeira fantasia.

Barra do MamanguapeSérgio BotêlhoO cenário apresentado no litoral de Rio Tinto, norte da orla paraibana, entre os municípios de Lucena e Marcação, tem contornos oníricos: a Barra do Mamanguape. Sem dúvida, a paisagem é de sonho, sendo uma das mais belas e expressivas conformações litorâneas que a natureza criou.

As peculiaridades começam por um recife de sedimentos abrigando corais e separando as águas do rio Mamanguape das águas do mar. O local termina servindo de habitat a diversas espécies marinhas, sendo comum avistar tartarugas nadando tranquilamente.

A principal atração de Barra do Mamanguape. contudo, é o peixe-boi marinho, que vive entre o oceano e a foz do rio. Pescadores locais e guias turísticos providenciam passeios aos visitantes para bem perto dos viveiros.

MEMÓRIAS PESSOENSES. Crônicas sobre figuras e fatos da João Pessoa das décadas de 50 e 60 do século XX. COMPRE AQUI

Table of Contents

Passeios

Os passeios proporcionam aos turistas banhos térmicos tanto nas águas do mar como nas do rio. Por obra dos recifes, em muitos pontos, formam-se poças enormes e bem rasas, com água até 28º. Assim, em condições de tornar praticamente irresistível o banho demorado.

Lucena: cenário litorâneo de muita beleza e de festas religiosas e profanas CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS

Pelo caminho, para matar a sede, tem a inexcedível água do coco verde, levado pelos barqueiros ou encontrado pelo caminho, num passeio que não se limita ao município de Rio Tinto, mas chega também ao de Marcação.

Ali, na aldeia Camurupim, o turista viverá outra experiência maravilhosa: o contato com indígenas à beira do rio Sinimbu. Então, será possível catar caranguejo, desde que obrigatoriamente sejam devolvidos ao manguezal.

Praia Formosa: garbosa e atraente é essa praia do litoral de Cabedelo. SAIBA MAIS

Trilhas

Por outro lado, é possível chegar, motorizado, a trilhas por estradas de barro; e, no trajeto, experimentar deliciosos pratos feitos à base de frutos do mar servidos por gente da comunidade costeira. 

Evidentemente, um passeio singularíssimo e inesquecível à disposição dos sortudos. Barra do Mamanguape, sem qualquer dúvida, é uma excelente opção.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.