Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Esperança: pequenininha e histórica

665views

Sérgio Botêlho – Imagine um templo religioso com capacidade para 3 ou 4 pessoas. Pois bem. Ele existe, e fica na cidade de Esperança, e é dedicado a Maria. Trata-se da Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Conforme aconteceu muito regularmente na história das igrejas na Paraíba, a construção da capela está ligada a dívida contraída em promessa. No caso feita por uma senhora esposa do prefeito de Esperança, à época, durante uma epidemia de cólera no município.

Atendido o pedido pelo fim do surto, Dona Niná, como era mais conhecida, fez construir a capelinha, no ano de 1925. Hoje, o pequeno templo é um dos atrativos turísticos do município e da região, pelo seu perfil arquitetônico singular. Catedral de Nossa Senhora da Guia em Patos

Tombamento

O tombamento da capela como patrimônio histórico e cultural da Paraíba é recente, fortalecendo o caráter histórico da construção e permitindo que o Estado cuide de sua preservação, além de manter seu prestígio.

Segundo descreve a História Esperancense “estima-se que as suas dimensões seja três metros de largura por 10 metros de altura. Não há janelas e uma única porta dá acesso ao interior. O teto também é de alvenaria, dispensando o telhado. A abóbada é encerrada por um crucifixo, que pode ser avistado ao longe, tanto de quem chega a Esperança, no sentido Campina Grande, como de quem vem no sentido Remígio a essa cidade”.

Menor do mundo

Dessa maneira, é considerada a menor capela do mundo, erguida sobre um imenso lajedo. Uma inscrição autentica a paternidade e o ano de construção: “1º de jan. de 1925. Manuel Rodrigues de Oliveira e sua esposa Esther F. de Oliveira, mandaram construir este monumento, como um acto de agradecimento a Virg. SS, do Perpetuo Socorro, por mercês por elles alcançadas. Mereceu aprovação de sua Excia. Revma. D.Adaucto, arcebispo da Parahyba, e concurso do povo e do Pe. José Borges que o inaugurou solenimente” (sic).

Fontes:

Capela em Esperança, PB, se torna patrimônio histórico e cultural da Paraíba

https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2019/12/11/capela-em-esperanca-pb-se-torna-patrimonio-historico-e-cultural-da-paraiba.ghtml

A menor capela do mundo fica em Esperança/PB

https://historiaesperancense.blogspot.com/2018/05/a-menor-capela-do-mundo-fica-em.html4

You may also like

Comente