
Sérgio Botêlho – No Centro Histórico de João Pessoa, entre as magníficas obras arquitetônicas de época, situa-se a três vezes centenária Casa da Pólvora e Armamentos, testemunha da maior parte da história da capital paraibana.
A meio caminho entre o maravilhoso conjunto da Igreja de São Francisco e o Varadouro, onde nasceu a cidade, teve sua construção terminada em 1710, para servir ao propósito defensivo do colonizador português.
O endereço, também histórico, é o da Ladeira São Francisco, que começa no Centro Cultural São Francisco e termina na parte mais baixa da cidade, uma via que, por si, já representa muito da história pessoense.
Local
Erguida em local estratégico, de onde era possível avistar o Porto do Varadouro, por onde se chegava à capital da Paraíba, a Casa da Pólvora teve construção sólida em pedra calcárea, a exemplo de outras feitas, à época, na cidade.
HISTÓRIAS DE SÃO PAULOConforme descreve a bibliotecária Maria do Carmo Andrade, da Fundação Joaquim Nabuco, “tais blocos eram colados com argamassa de barro e cal, fabricada a partir das mesmas pedras”.
A autenticidade do prédio pode ser atestada acima da porta da entrada (única, por sinal) onde, abaixo de uma coroa do reino de Portugal, lê-se a inscrição: “Reinando em Portugal o muito alto e poderoso Senhor Nosso D. João V governando esta Capitania João da Maia da Gama se fez este armazém. Ano de 1710.”
Destaques da grande mídia impressaRealmente, uma evocação histórica importante na cidade de João Pessoa, digna de visita, e que faz parte de qualquer roteiro turístico da cidade. Hoje, após recuperações ao longo do tempo, é cenário de manifestações culturais permanentes. Em seu interior, abriga o Museu Fotográfico Walfredo Rodriguez, com foco em registros de imagens antigas da capital paraibana.
Fontes:
Casa da Pólvora
Casa da Pólvora e Armamentos