Cabaceiras, no semiárido nordestino, é coisa de cinema!

Cabaceiras, conhecida como a ‘roliúde’ nordestina, já foi cenário de filmes, novelas e séries de TV, e continua encantadora

DICA DE LIVRO (Vendas também na Amazon e no Mercado Livre. Portanto, é só clicar nos links que vai direto ao Memórias Pessoenses)

Sérgio Botêlho – Cabaceiras, conhecida como a ‘roliúde’ nordestina, já foi cenário de filmes, novelas e séries de TV, e continua encantadora.

O semiárido nordestino é uma das regiões mais secas do país. Assim, seu povo tem de conviver a maior parte do tempo sem chuva. Mas, o que dá para chorar dá para rir, como é o caso de Cabaceiras, na Paraíba.

Justamente por isso, a cidade virou cenário para filmes, séries e novelas de sucesso, no país. Por conta das poucas nuvens e de um sol sempre à disposição, Cabaceiras virou queridinha dos cineastas. Quem não quer luz natural por mais tempo nas filmagens? 

Para completar, a pequena cidade, em torno de 5 mil habitantes, é encantadora do ponto de vista de seu casario. Com destaque, ainda, para uma cultura de vida autenticamente nordestina sem muitos rebuscamentos da modernidade.

|ACESSE OS SERVIÇOS OFERECIDOS PELO ‘PARA ONDE IR’, DÓLAR, VIAGENS AÉREAS, HISTÓRIA HOJE, BOLSA, ANIVERSÁRIOS MUNICIPAIS, E APROVEITE PARA ASSINAR O BLOG POR E-MAIL|

 

Cabaceiras, onde o bode é reiFesta do Bode Rei

A economia local, bastante alicerçada na caprinocultura, acabou servindo para promover a cidade, do ponto de vista de suas atrações. A caprinocultura dominante resultou numa festa junina especialmente encantadora, que é a Festa do Bode Rei (que não aconteceu na versão 2020 por força da pandemia do coronavírus). 

Lajedo do Pai Mateus

A natureza que escondeu a chuva também revelou cenários deslumbrantes no semiárido. Dessa forma, para completar os atrativos locais, de forte atração turística, tem o famoso Lajedo do Pai Mateus, com espetacular pôr-do-sol, sempre sem nuvens.

Cabaceiras, Lajedo do Pai Mateus, em foto da PB-TurÉ comum excursões com estrangeiros até o Lajedo do Pai Mateus. Os pacotes são incluídos a partir de João Pessoa e de Natal, principalmente. E pelo encantamento que se percebe nos visitantes, não há arrependimento à vista.

Tecnicamente falando, o Lajedo de Pai Mateus é uma elevação rochosa com pedras arredondadas de até 45 toneladas. Em algumas das pedras, há pinturas rupestres atribuídas aos índios Cariris, datadas de cerca de 12.000 anos. No local, conta a lenda, viveu um ermitão, o Pai Mateus, curandeiro que exerceu seu mister por volta do século XVII.

Culinária

Cabaceiras - culinária nordestinaA culinária de Cabaceiras repete a cultura alimentar nordestina, com destaque para as comidas de milho, a farinha local, e os pratos baseados na caprinocultura. Além, é claro, de uma cachacinha deliciosa. Não foi anotada, até agora, nenhuma reclamação dos visitantes. Muito pelo contrário!

Não perca

Portanto, tendo oportunidade, não perca, mas, de jeito nenhum, a possibilidade de visitar Cabaceiras. Uma viagem que certamente ficará registrada naquela parte do cérebro onde estão arquivadas as coisas inesquecíveis das nossas vidas.

(Sérgio Botêlho )

ENVIAR MENSAGEM

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.