Além da segurança no transporte de passageiros, TEM MAIS: Setor de Serviços tem retomada distante. PGR questiona no STF licenciamento ambiental em SC. Últimos dias do Brasília Iluminada. Portugal renova Estado de Emergência.
🖋 Edição: _Sérgio Botêlho_
*ECONOMIA DO TURISMO*, Ano II, Nº 23, de 14.01.2020
Empresas de transporte de passageiros adotam medidas de segurança
Empresas que fazem o transporte rodoviário de passageiros de forma regulamentada adotam uma série de práticas para garantir a segurança durante toda a viagem. Há ações que são resultado de políticas internas e também de normativos que devem cumprir, já que possuem autorização pública para operarem o serviço. Entre as medidas, estão, por exemplo, atenção e cuidados preventivos com a saúde dos motoristas e programas de qualidade do sono para os condutores. Levantamento da Abrati mostra que empresas que adotaram programas de medicina do sono reduziram, em 100%, os acidentes noturnos graves com vítimas causados por sonolência. SAIBA MAIS
Setor de Serviços tem retomada distante
“Apesar dos estímulos para a recuperação do nível de atividade econômica, os serviços ainda apresentam uma retomada distante dos níveis de outros setores, como comércio e indústria. Mas seguimos acreditando que este ano será melhor, sobretudo com o início da vacinação contra o novo coronavírus”. A afirmação é do presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros.
PGR questiona no STF licenciamento ambiental em SC
O procurador-geral da República, Augusto Aras, ajuizou Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 6650) contra norma de Santa Catarina que dispensa ou simplifica o licenciamento ambiental de parte das atividades de mineração no estado. Segundo Aras, estados e municípios podem regular somente atividades de pequeno potencial de impacto ambiental, o que não é o caso da mineração. A ação foi distribuída à ministra Cármen Lúcia.
Últimos dias do Brasília Iluminada
A capital federal se transformou em uma “cidade-luz” e, agora, é hora de aproveitar os últimos dias de uma programação que há um mês encanta moradores e visitantes. O Brasília Iluminada, projeto que traz o charme das luzes de ano-novo para a capital federal, segue até o próximo domingo (17) enchendo os olhos de quem visita os espaços, com intervenções jamais vistas na cidade.
Portugal renova Estado de Emergência
O Conselho de Ministros do governo de Portugal decidiu que a partir das 0h desta sexta-feira, 15, volta a vigorar o dever de recolhimento domiciliário. Segundo o primeiro-ministro António Costa, “os portugueses não devem distrair-se com as exceções, mas fixar-se na regra: “e a regra é simples, ficar em casa”. “As exceções existem, porque continuamos a poder ir à mercearia, trabalhar, se tiver de ser, mas a regra é ficar em casa para proteger os outros e nos protegermos a nós próprios – só assim teremos sucesso no combate à pandemia”, sublinhou.
Bolsa de Valores
Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou a quarta-feira, 13, em queda de -1,67%, a 121.933 pontos. O dólar terminou o dia em baixa de -0,24%, a R$ 5,31.