Economia e reativação do turismo à espera da vacinação em massa

Sérgio Botêlho – A retomada da economia – e, especialmente a reativação do turismo – somente vai acontecer com a vacinação em massa, no Brasil e no mundo. Sobre isto, não pode haver dúvida. 

E, por enquanto, sem ainda muita perspectiva para uma vacinação de efetiva abrangência, no Brasil, o futuro mais imediato para a reativação do turismo no país não é promissor. Diferentemente disso, as notícias são desanimadoras.

Aglomerações e seus resultados

Bastou um refresco no turismo de lazer, neste final de ano, para as coisas se complicarem no campo das infecções por Covid-19. As aglomerações do final do ano estão sendo desastrosas para o trabalho de controle da pandemia.

Em São Paulo, segundo números da Folha, as internações subiram 19% nas últimas duas semanas (entre 29 de dezembro a 12 de janeiro): de 11.070 para 13.175. A taxa de ocupação de leitos está em 66,3%.

Por outro lado, de acordo com o jornal paulista, nesse período, o total de mortes passou de 16.163 para 16.990. Foram 827 novos óbitos, um aumento de 5,5% em relação a todo período da pandemia em apenas 14 dias.

E tem mais: após alta de internações por Covid-19, hospital Albert Einstein bloqueou pacientes de outros estados. Há alguns meses, doentes de outras regiões chegaram a ocupar 25% dos leitos de UTI do hospital.

Mutações

“Há mais mutações no Sars-CoV-2 em circulação no Brasil e no mundo, e isso é resultado do aumento da propagação da pandemia. Antes encontrávamos novas linhagens com uma ou duas mutações. Agora, elas apresentam de 15 a 20 mutações, algumas delas importantes”.

A afirmação é do virologista Fernando Rosado Spilki, coordenador da Rede Corona-ômicaBR/MCTI, criada para a vigilância genômica do coronavírus, em entrevista também à Folha de São Paulo.

Recrudescimento

Portanto, o recrudescimento do processo de infecção e de mortes vem crescendo em todo o país, não apenas por conta do afrouxamento das medidas de isolamento como também em virtude dessa mutação do vírus. Juntando uma coisa à outra, o resultado é explosivo.

Assim sendo, como promover um reerguimento do turismo em meio a uma situação assim, de total insegurança com relação ao avanço da pandemia, não apenas para o trade como, principalmente, para os viajantes.

Por isso é que governos de vários países vêm tomando medidas drásticas visando aumentar o percentual de isolamento social e, mesmo, de fechamento total, o chamado lockdown. Evidentemente, visando reduzir os contágios.

Em São Paulo, mesmo, o governo estadual não vê outra forma de impedir o avanço da Covid-19 senão promovendo novos fechamentos, para evitar a superlotação dos hospitais, tanto públicos quanto privados.

O resultado dessa superlotação não apenas reverteria em favor de mais mortes por Covid, como também com relação a outras doenças, impossíveis de serem tratadas em hospitais já com capacidade esgotada por conta da Covid-19.

Evitar o medo permanente

Neste momento, o que se faz necessário é paciência e juízo. De forma mais veemente, da parte do trade e dos governos. É tolice pensar que isolamento e economia não combinam. Bem diferente disso, o que não combinam, mesmo, é a irresponsabilidade na liberação geral no sentido de salvar a economia. 

O medo generalizado que se espalhará tende a ser o maior inimigo para uma verdadeira retomada do turismo aos moldes do que existia antes da pandemia.

E-BOOK GRATUITO - Todas as praias de João Pessoa e Cabedelo, no Litoral Paraibano DESTAQUES DA GRANDE MÍDIA IMPRESSA

  

Related Posts
Youtube
O coco de roda, assim como foi o samba em sua origem, ou ainda hoje é o rap, o funk e similares, carrega a marca das culturas de origem essencialmente ...
READ MORE
João Azevedo investe R$ 130,4  milhões em mobilidade urbana na Paraíba 
Governador ressaltou a eficiência da gestão fiscal que permite a execução de obras de mobilidade urbana na Paraíba, e outras também importantes O governador João Azevêdo autorizou, nesta segunda-feira (22), obras ...
READ MORE
Em pleno Nordeste, tem o Circuito do Frio na Paraíba
Essencialmente, a campanha é dirigida aos paraibanos. Empreendida pela Empresa Paraibana de Turismo (PB-TUR), visa reforçar o turismo estadual. Dessa forma, na perspectiva do que a pandemia vem ajustando como ...
READ MORE
Bica: submissão humana à natureza em instante de sublime lucidez
Sérgio Botêlho - A cidade de João Pessoa foi muito mimada pela natureza. Há por todas as partes de sua geografia predominantemente urbana exemplos magníficos dos mimos que lhe sobraram ...
READ MORE
Camaratuba. Credito da foto: http://trilhasdospotiguaras.pb.gov.br
Sérgio Botêlho - No município de Mataraca, a pouco mais de 100 quilômetros de João Pessoa, o sortudo turista vai encontrar uma praia que é síntese de tudo o que ...
READ MORE
Fecomércio pede especial linha de crédito para o turismo
Tem crédito para o turismo, e mais: Bolsa e dólar; comissão da Câmara dos Deputados debate transporte de passageiros 🖋 Edição: _Sérgio Botêlho_ *ECONOMIA DO TURISMO*, Ano II, Nº 151 de 21.05.2021 Fecomércio ...
READ MORE
PBTur e Setur-JP vão unir esforços pelo turismo paraibano e pessoense
PBTur está realizando atualização do banco de imagens sobre pontos turísticos paraibanos no litoral e no interior A Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e a Secretaria de Turismo de João Pessoa ...
READ MORE
Praia de Coqueirinho. Crédito da foto: http://ipamconde.pb.gov.br/
Sérgio Botêlho - A Praia de Coqueirinho, segundo seus frequentadores, é mania que dá e não passa. O amor é muito grande e tem explicação. Afinal, suas águas e areias ...
READ MORE
Olinda, vista de cima. Muita história para contar num cenário que emociona
Cenas de Olinda, vista de cima. História e beleza natural únicas de uma das cidades mais amadas, em Pernambuco, no Nordeste, no Brasil e no mundo:https://www.youtube.com/watch?v=mCNfgaBvDJ4
READ MORE
Aeroporto Internacional de Brasília.
Segundo dados a Agência Nacional de Aviação Civil-ANAC, o número de empresas aéreas nacionais aptas a operar voos regulares caiu quase pela metade entre 2010 e 2018.A informação está sendo ...
READ MORE
Coco de Roda: tradição cultural em Barra de
João Azevedo investe R$ 130,4  milhões em mobilidade
Em pleno Nordeste, tem o Circuito do Frio
Bica: submissão humana à natureza em instante de
Camaratuba: síntese do que se deseja para um
Fecomércio pede especial linha de crédito para o
PBTur e Setur-JP vão unir esforços pelo turismo
Praia de Coqueirinho: doce paraíso internacional no litoral
Olinda, vista de cima. Muita história para contar
Aumenta concentração de empresas aéreas de passageiros

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.