15 de março de 1985: posse de Sarney marca início da Nova República

Com Tancredo hospitalizado, o maranhense José Sarney, vice na chapa do mineiro, toma posse como presidente da República

Com Tancredo hospitalizado, o maranhense José Sarney, vice na chapa do mineiro, toma posse como presidente da República

O dia 15 de março de 1985 é um dia histórico para o Brasil. Após 5 generais no comando do país, durante a ditadura militar instaurada em 1964, o país assiste à posse do primeiro presidente civil, inaugurando um novo período democrático na vida da Nação.

Mas, não foi sem traumas que a posse aconteceu. Na véspera, em 14 de março, o presidente eleito pelo Colégio Eleitoral, Tancredo Neves, foi internado com quadro de diverticulite, causando sérios problemas de interpretação da lei: deveria o vice assumir ou não?

Vencedora a tese da posse do vice, é que Sarney foi investido no cargo presidencial, em meio a uma intensa comoção nacional tendo em vista a popularidade alcançada por Tancredo no processo construído até aquele momento.

Colégio eleitoral

Apesar de a eleição ter ocorrido em um colégio eleitoral, distante do voto popular, Tancredo Neves foi devidamente ungido pelo povo – que vinha de uma espetacular campanha pelas Diretas, Já! – enterrada pelos mesmos deputados e senadores que elegeriam o mineiro.

Quer dizer: mais um problema surgia com a doença de Tancredo, o verdadeiro herói popular da retomada democrática, enquanto Sarney havia sido um dos líderes da Aliança Renovadora Nacional (Arena), que sustentou politicamente a ditadura.

Morte de Tancredo

O pior aconteceria depois, uma vez que, em 21 de abril de 1985, Tancredo viria a falecer em virtude da doença que o impediu de tomar posse, passando José Sarney a ser o primeiro presidente do Brasil pós-ditadura de 1964.

Enfim, foi no governo Sarney que o Brasil assistiria ao debate e à votação da Constituição Cidadã de 1988, sob o comando do deputado Ulysses Guimarães, outro expoente desse período. Foi a Carta de 1988 o que verdadeiramente substituiu o autoritarismo e inaugurou o que viria a ser o maior período democrático da história do Brasil.

⏳ Destaques:

Destaques históricos e comemorativos do dia
Leia: Destaques da Grande Mídia Impressa.
Notícias sobre Economia do Turismo

You may also like

Comente