Ruy Barbosa nasceu em 05 de novembro de 1849

Em 05 de novembro de 1849, nascia Ruy Barbosa, na cidade de Salvador, na Bahia.

Em 05 de novembro de 1849, nascia Ruy Barbosa, na cidade de Salvador, na Bahia. A saber, no Brasil, ele foi de tudo, foi filólogo, escritor, político, jurista, advogado, diplomata, orador e tradutor. Até hoje é considerado um dos mais brilhantes intelectuais da história do país.

Na qualidade de estudioso da língua, o filólogo Ruy Barbosa foi responsável por estudos da língua no Código Civil. Assim, mereceu reconhecimento de outro grande filólogo, no caso, Antônio Houaiss.

No modo escritor, Ruy Barbosa foi autor de produção jornalística que daria alentados volumes de literatura. Orações aos Moços, Cartas da Inglaterra, discurso a Anatole France, e Adeus Machado de Assis, são exemplos de verve literária.

Diplomacia

No exercício da diplomacia, destacou-se, primeiramente, na Segunda Conferência da Paz, em Haia. Durante os trabalhos da conferência, defendeu a igualdade entre os estados. Deixou os trabalhos qualificado como um dos “sete sábios de Haia”.

Político

Na condição de político, foi um dos mais brilhantes senadores de sua época. Foi, também, candidato à presidência da República, contudo, sem lograr êxito. Foi duro combatente em favor da democracia e contra o imperialismo.

Juiz internacional

Por força do seu prestígio como jurista, Ruy Barbosa acabou sendo eleito para juiz da Corte Internacional de Justiça. O cargo foi recusado. No entanto, à época, recebeu os mais elevados elogios pelo mundo afora.

Orador

Consagrou-se como grande orador principalmente na tribuna do Senado Federal. Mas, foi na conferência de Haia onde suas orações calaram mais fundo, porque internacionalmente. E com efeito positivo para o Brasil. Saiu de lá, entre outros epítetos, como Águia de Haia.

Bíblia

Enfim, fez parte de uma equipe de consultores ilustres na tradução da Bíblia. A versão brasileira ou versão fiel teve a participação dele, de José Veríssimo, Heráclito Graça, entre outros.

Advocacia

Como advogado, é autor de uma das obras ícones da advocacia: O Dever do Advogado. O livro, que expressa sua condição de polímata, é obra de consulta necessária. E bastante reveladora da necessidade de uma formação multidisciplinar, em qualquer campo do conhecimento.

Portanto, é esse homem o grande Ruy Barbosa, nascido em 05 de novembro de 1849. Há 160 anos, portanto.

Leia mais memórias de cada dia, aqui, no Para Onde Ir

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.