Vera Cruz foi o nome de uma das maiores experiências do cinema nacional em toda a sua história. Com efeito, em 04 de novembro de 1949 nascia a Companhia Cinematográfica Vera Cruz. Local de nascimento: São Bernardo do Campo, São Paulo.
Sua vida não foi muito longa, pois somente durou até 1954. Mas, enquanto esteve em funcionamento, produziu filmes icônicos para a cinematografia nacional. Inclusive com direito a prêmios internacionais.
Cannes
De fato, O Cangaceiro (1953), dirigido por Lima Barreto, com primorosos diálogos de Rachel de Queiroz, foi premiado em Cannes. O prêmio foi o de Melhor Filme de Aventura, e, ainda, melhor trilha sonora. A música, a histórica e gloriosa Mulher Rendeira.
Mas, antes do O Cangaceiro, outro filme da Vera Cruz ganhou seu espaço na história. Foi o caso do filme Caiçara, de 1950, indicado ao Grande Prêmio Adolfo Celi, de Cannes, em 1951. O filme foi rodado em Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo.
Fundadores
A Companhia Cinematográfica Vera Cruz foi fundada por Francisco Matarazzo Sobrinho, industrial e mecenas ítalo-brasileiro. Ciccillo Matarazzo, como era mais conhecido também é responsável por outras ações memoráveis no campo da arte e da cultura.
Do mesmo modo que fundou a Vera Cruz, Ciccillo criou o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). E, ainda, a Bienal Internacional de Arte de São Paulo. Enfim, o consagrado Teatro Brasileiro de Comédia.
Ambiente democrático
A fundação da Companhia Cinematográfica Vera Cruz ocorreu em meio ao ambiente democrático pós-Estado Novo. Também, ainda se festejava o fim da Segunda Guerra Mundial e a derrota do nazi-fascismo.
Em ajuda a Francisco Matarazzo Sobrinho veio da Itália o produtor Franco Zampari. Também foi Zampari quem compartilhou com Matarazzo a fundação do Teatro Brasileiro de Comédia. Nascido em Nápoles, Zampari viveu em São Paulo até sua morte, em 1966.
Leia mais memórias de cada dia, aqui, no Para Onde Ir.