Cinematográfica Vera Cruz nasceu em 04 de novembro de 1949

Em 04 de novembro de 1949 nascia a Companhia Cinematográfica Vera Cruz

Vera Cruz foi o nome de uma das maiores experiências do cinema nacional em toda a sua história. Com efeito, em 04 de novembro de 1949 nascia a Companhia Cinematográfica Vera Cruz. Local de nascimento: São Bernardo do Campo, São Paulo.

Sua vida não foi muito longa, pois somente durou até 1954. Mas, enquanto esteve em funcionamento, produziu filmes icônicos para a cinematografia nacional. Inclusive com direito a prêmios internacionais.

Cannes

De fato, O Cangaceiro (1953), dirigido por Lima Barreto, com primorosos diálogos de Rachel de Queiroz, foi premiado em Cannes. O prêmio foi o de Melhor Filme de Aventura, e, ainda, melhor trilha sonora. A música, a histórica e gloriosa Mulher Rendeira.

Mas, antes do O Cangaceiro, outro filme da Vera Cruz ganhou seu espaço na história. Foi o caso do filme Caiçara, de 1950, indicado ao Grande Prêmio Adolfo Celi, de Cannes, em 1951. O filme foi rodado em Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo.

Fundadores

A Companhia Cinematográfica Vera Cruz foi fundada por Francisco Matarazzo Sobrinho, industrial e mecenas ítalo-brasileiro. Ciccillo Matarazzo, como era mais conhecido também é responsável por outras ações memoráveis no campo da arte e da cultura.

Do mesmo modo que fundou a Vera Cruz, Ciccillo criou o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). E, ainda, a Bienal Internacional de Arte de São Paulo. Enfim, o consagrado Teatro Brasileiro de Comédia.

Ambiente democrático

A fundação da Companhia Cinematográfica Vera Cruz ocorreu em meio ao ambiente democrático pós-Estado Novo. Também, ainda se festejava o fim da Segunda Guerra Mundial e a derrota do nazi-fascismo.

Em ajuda a Francisco Matarazzo Sobrinho veio da Itália o produtor Franco Zampari. Também foi Zampari quem compartilhou com Matarazzo a fundação do Teatro Brasileiro de Comédia. Nascido em Nápoles, Zampari viveu em São Paulo até sua morte, em 1966.

Leia mais memórias de cada dia, aqui, no Para Onde Ir.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.