
Sérgio Botêlho – Sempre no último domingo de novembro, João Pessoa sedia um dos eventos religiosos mais importantes da cidade: a Romaria da Penha. Romeiros conduzem a imagem de Nossa Senhora da Penha em um trajeto de 14 quilômetros.
Antes uma carreata já transportou a imagem do seu santuário, localizado na tradicional Praia da Penha, até a Igreja Nossa Senhora de Lourdes, na esquina das Trincheiras com a João Machado, no Centro da cidade. A partida ocorre à meia-noite do sábado para domingo.
JOÃO PESSOA E SUAS HISTÓRIASDa romaria, que acontece há mais de 250 anos, participam, invariavelmente, centenas de milhares de romeiros, numa caminhada marcada por cânticos religiosos, rezas, paradas para orações, e muitos fogos, com a participação direta da Arquidiocese da Paraíba e grande número de clérigos. Destaques da grande mídia impressa
O governo estadual e a prefeitura pessoense investem pesado na organização da infraestrutura, desde a questão da segurança até o atendimento aos romeiros durante o extenso trajeto da romaria.
Padroeira
Nossa Senhora da Penha é padroeira da comunidade da Penha, no litoral pessoense, onde começou a ser construída em 1763, segundo a história, pelo português Sílvio Siqueira, após ter, ele e sua tripulação, sido salvo de uma tempestade.
No santuário há uma escadaria com 144 degraus que costuma servir para o pagamento de penitências e promessas feitas pelos devotos da santa que chegam todos os dias à capela independentemente de romaria.
Aproveitando a escadaria, também atletas e praticantes de exercícios físicos a utilizam para a manutenção da forma física, num cenário místico e extremamente belo à beira-mar do Atlântico.
Nossa Senhora da Penha
Nossa Senhora da Penha de França ou Nossa Senhora da Penha é um dos nomes que recebe Maria, mãe de Jesus, que acreditam os católicos, apareceu à Simão Vela no norte da Espanha, numa serra chamada Penha de França. Lá, sua festa é comemorada no dia 8 de abril, em São Paulo ocorre a cada 8 de setembro, e em Resende Costa, onde é padroeira , comemora-se no dia 1° de setembro.
Fontes:
Capela de Nossa Senhora da Penha
Escadaria da Penha, lugar de devoção e boa forma. Um desafio aeróbico para atletas de João Pessoa
Conheça como surgiu a Romaria da Penha em João Pessoa e a história da santa
http://www.ofarolpb.com/conheca-como-surgiu-a-romaria-da-penha-em-joao-pessoa-e-a-historia-da-santa/
One thought on “Romaria da Penha: fé e sacrifício há mais de 250 anos reunindo centenas de milhares de romeiros”