Romaria da Penha: fé e sacrifício há mais de 250 anos reunindo centenas de milhares de romeiros

Sempre no último domingo de novembro, João Pessoa sedia um dos eventos religiosos mais importantes da cidade: a Romaria da Penha

Romaria da Penha
Romaria da Penha. Foto: Assembleia Legislativa da Paraíba

Sérgio Botêlho – Sempre no último domingo de novembro, João Pessoa sedia um dos eventos religiosos mais importantes da cidade: a Romaria da Penha. Romeiros conduzem a imagem de Nossa Senhora da Penha em um trajeto de 14 quilômetros.

Antes uma carreata já transportou a imagem do seu santuário, localizado na tradicional Praia da Penha, até a Igreja Nossa Senhora de Lourdes, na esquina das Trincheiras com a João Machado, no Centro da cidade. A partida ocorre à meia-noite do sábado para domingo.

Da romaria, que acontece há mais de 250 anos, participam, invariavelmente, centenas de milhares de romeiros, numa caminhada marcada por cânticos religiosos, rezas, paradas para orações, e muitos fogos, com a participação direta da Arquidiocese da Paraíba e grande número de clérigos. Destaques da grande mídia impressa

O governo estadual e a prefeitura pessoense investem pesado na organização da infraestrutura, desde a questão da segurança até o atendimento aos romeiros durante o extenso trajeto da romaria.

Padroeira

Nossa Senhora da Penha é padroeira da comunidade da Penha, no litoral pessoense, onde começou a ser construída em 1763, segundo a história, pelo português Sílvio Siqueira, após ter, ele e sua tripulação, sido salvo de uma tempestade.

No santuário há uma escadaria com 144 degraus que costuma servir para o pagamento de penitências e promessas feitas pelos devotos da santa que chegam todos os dias à capela independentemente de romaria.

Aproveitando a escadaria, também atletas e praticantes de exercícios físicos a utilizam para a manutenção da forma física, num cenário místico e extremamente belo à beira-mar do Atlântico.

Nossa Senhora da Penha

Nossa Senhora da Penha de França ou Nossa Senhora da Penha é um dos nomes que recebe Maria, mãe de Jesus, que acreditam os católicos, apareceu à Simão Vela no norte da Espanha, numa serra chamada Penha de França. Lá, sua festa é comemorada no dia 8 de abril, em São Paulo ocorre a cada 8 de setembro, e em Resende Costa, onde é padroeira , comemora-se no dia 1° de setembro.

Fontes:

Capela de Nossa Senhora da Penha

https://turismo.joaopessoa.pb.gov.br/o-que-fazer/pontos-turisticos/igrejas/capela-de-nossa-senhora-da-penha/

Escadaria da Penha, lugar de devoção e boa forma. Um desafio aeróbico para atletas de João Pessoa

https://ratoderedacao.wordpress.com/2017/04/20/escadaria-da-penha-lugar-de-devocao-e-boa-forma-um-desafio-aerobico-para-atletas-de-joao-pessoa/

Conheça como surgiu a Romaria da Penha em João Pessoa e a história da santa

http://www.ofarolpb.com/conheca-como-surgiu-a-romaria-da-penha-em-joao-pessoa-e-a-historia-da-santa/

Vídeo:

You may also like

Comente