Romaria da Penha: fé e sacrifício há mais de 250 anos reunindo centenas de milhares de romeiros

Sempre no último domingo de novembro, João Pessoa sedia um dos eventos religiosos mais importantes da cidade: a Romaria da Penha

Romaria da Penha
Romaria da Penha. Foto: Assembleia Legislativa da Paraíba

Sérgio Botêlho – Sempre no último domingo de novembro, João Pessoa sedia um dos eventos religiosos mais importantes da cidade: a Romaria da Penha. Romeiros conduzem a imagem de Nossa Senhora da Penha em um trajeto de 14 quilômetros.

Antes uma carreata já transportou a imagem do seu santuário, localizado na tradicional Praia da Penha, até a Igreja Nossa Senhora de Lourdes, na esquina das Trincheiras com a João Machado, no Centro da cidade. A partida ocorre à meia-noite do sábado para domingo.

DÓLAR, VIAGENS AÉREAS, HISTÓRIA HOJE, BOLSA, ANIVERSÁRIOS MUNICIPAIS, APROVEITE E ASSINE O BLOG POR E-MAIL. ACESSE CLICANDO AQUI

Da romaria, que acontece há mais de 250 anos, participam, invariavelmente, centenas de milhares de romeiros, numa caminhada marcada por cânticos religiosos, rezas, paradas para orações, e muitos fogos, com a participação direta da Arquidiocese da Paraíba e grande número de clérigos.

MEMÓRIAS PESSOENSES. Crônicas sobre figuras e fatos da João Pessoa das décadas de 50 e 60 do século XX. COMPRE AQUI

O governo estadual e a prefeitura pessoense investem pesado na organização da infraestrutura, desde a questão da segurança até o atendimento aos romeiros durante o extenso trajeto da romaria.

Padroeira

Nossa Senhora da Penha é padroeira da comunidade da Penha, no litoral pessoense, onde começou a ser construída em 1763, segundo a história, pelo português Sílvio Siqueira, após ter, ele e sua tripulação, sido salvo de uma tempestade.

No santuário há uma escadaria com 144 degraus que costuma servir para o pagamento de penitências e promessas feitas pelos devotos da santa que chegam todos os dias à capela independentemente de romaria.

Aproveitando a escadaria, também atletas e praticantes de exercícios físicos a utilizam para a manutenção da forma física, num cenário místico e extremamente belo à beira-mar do Atlântico.

Nossa Senhora da Penha

Nossa Senhora da Penha de França ou Nossa Senhora da Penha é um dos nomes que recebe Maria, mãe de Jesus, que acreditam os católicos, apareceu à Simão Vela no norte da Espanha, numa serra chamada Penha de França. Lá, sua festa é comemorada no dia 8 de abril, em São Paulo ocorre a cada 8 de setembro, e em Resende Costa, onde é padroeira , comemora-se no dia 1° de setembro.

Fontes:

Capela de Nossa Senhora da Penha

https://turismo.joaopessoa.pb.gov.br/o-que-fazer/pontos-turisticos/igrejas/capela-de-nossa-senhora-da-penha/

Escadaria da Penha, lugar de devoção e boa forma. Um desafio aeróbico para atletas de João Pessoa

https://ratoderedacao.wordpress.com/2017/04/20/escadaria-da-penha-lugar-de-devocao-e-boa-forma-um-desafio-aerobico-para-atletas-de-joao-pessoa/

Conheça como surgiu a Romaria da Penha em João Pessoa e a história da santa

http://www.ofarolpb.com/conheca-como-surgiu-a-romaria-da-penha-em-joao-pessoa-e-a-historia-da-santa/

Vídeo:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.