Catedral de Brasília: linda e majestosa no Eixo Monumental

1kviews

Sérgio Botêlho – Uma das obras ícones da capital federal é a Catedral de Nossa Senhora de Aparecida (Catedral de Brasília), em homenagem à padroeira do Brasil. Trata-se de um projeto arquitetônico do mítico arquiteto Oscar Niemeyer, com cálculo estrutural do engenheiro Joaquim Cardoso.

Catedral de Brasília
Catedral de Brasília, com os quatro evangelistas. Foto: Sérgio Botêlho

De fora, e nas fotografias, claro, o que se vê é tão somente a cúpula da igreja. Sua parte interior está abaixo do solo, com acesso por meio de uma rampa orientada, de fora, pelas estátuas dos quatro evangelistas: João, Lucas, Marcos e Mateus.

JOÃO PESSOA E SUAS HISTÓRIAS

Breve história

A construção da catedral metropolitana de Brasília teve início em 12 de setembro de 1958. Em 1960 teve sua estrutura concluída. No entanto, somente foi inaugurada em 31 de maio de 1970. Posteriormente, passou por reformas e obras de manutenção. Destaques da grande mídia impressa

Em função do projeto da catedral braziliense, Oscar Niemeyer venceu o prêmio Pritzker, equivalente ao Nobel, na Arquitetura. Belíssimos são os vitrais criados pela artista plástica franco-brasileira Marianne Peretti, única mulher na equipe de Niemeyer.

Também são quatro os sinos com tamanhos diferentes, e que foram batizados com os quatro nomes das caravelas de Cristóvão Colombo: Santa Maria, Pinta, Nina e Pilarica. São detalhes que enriquecem a beleza da obra.

Detalhes

A parte interna da Catedral embora abaixo do nível da rua, é de uma claridade impressionante, com a luz fluindo através dos vitrais. Também é destaque a magnífica acústica interna da igreja.

Ainda no interior do templo há os 3 anjos que pesam centenas de quilos, no conjunto, sustentados por cabos de aço. São os 3 arcanjos bíblicos (Miguel, Gabriel e Rafael), esculpidos por Alfredo Ceschiatti e Dante Croce.

A Catedral de Nossa Senhora de Aparecida é uma das obras grandiosas do Eixo Monumental – que corta o Plano PIloto de Leste a Oeste -, na parte da chamada Esplanada dos Ministérios, ao lado de outros monumentos mais recentemente construídos.

Fontes:

Os Quatro Evangelistas da Catedral de Brasília 

https://www.flickr.com/photos/aragao/8427748616

Detalhes e curiosidades da bela Catedral de Brasília

http://www.nosnomundo.com.br/2012/04/detalhes-e-curiosidades-da-bela-catedral-de-brasilia/

Artista que criou vitrais da Catedral de Brasília faz 1ª mostra individual no DF

http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2016/04/artista-que-criou-vitrais-da-catedral-de-brasilia-faz-1-mostra-individual-no-df.html

You may also like

Comente