Além do padroeiro, Bom Jesus, Mataraca celebra São Sebastião

Não é somente na festa dedicada ao padroeiro Senhor Bom Jesus que se restringe o calendário religioso do município de Mataraca, no extremo Norte do litoral paraibano, na divisa com o Rio Grande do Norte.

São Sebastião

Em janeiro, outra festa movimenta o calendário local com dedicação a São Sebastião, mártir dos primeiros séculos do cristianismo, morto pelos romanos, primeiro por flechadas, das quais escapou, depois pelo açoite, ao qual não resistiu.

A data mundialmente estabelecida pela Igreja Católica para louvar São Sebastião é o dia 20 de janeiro. No Rio, onde o santo é padroeiro, ele é bastante venerado pelo povo. Portanto, data de muita celebração. DESTAQUES DA GRANDE MÍDIA IMPRESSA DE HOJE

Da mesma forma que acontece com as diversas festividades religiosas, a de São Sebastião, em Mataraca, tem sua parte religiosa, com missas na Igreja dedicada ao santo, e festa nas ruas.

Normalmente, a prefeitura local investe forte na organização do evento, com shows de bandas locais e de fora, atraindo, ainda, muita gente dos municípios vizinhos, tanto da Paraíba quanto do Rio Grande do Norte.

Mataraca

Mataraca está localizada geograficamente de forma estratégica, fazendo limite com os municípios norte-rio-grandenses de Canguaretama e Baía Formosa, e com Rio Tinto, Baía da Traição e Mamanguape, na Paraíba.

FONTES:

São Sebastião – Mártir da Igreja Cristã

https://www.ebiografia.com/sao_sebastiao/#:~:text=S%C3%A3o%20Sebasti%C3%A3o%20foi%20um%20m%C3%A1rtir,It%C3%A1lia%2C%20cidade%20de%20sua%20m%C3%A3e. 

Mataraca-PB

https://www.guiadoturismobrasil.com/cidade/PB/596/mataraca

Tradicional Festa de São Sebastião em Mataraca

You may also like

Comente