Além do padroeiro, Bom Jesus, Mataraca celebra São Sebastião

Não é somente na festa dedicada ao padroeiro Senhor Bom Jesus que se restringe o calendário religioso do município de Mataraca, no extremo Norte do litoral paraibano, na divisa com o Rio Grande do Norte.

São Sebastião

Em janeiro, outra festa movimenta o calendário local com dedicação a São Sebastião, mártir dos primeiros séculos do cristianismo, morto pelos romanos, primeiro por flechadas, das quais escapou, depois pelo açoite, ao qual não resistiu.

DÓLAR, VIAGENS AÉREAS, HISTÓRIA HOJE, BOLSA, ANIVERSÁRIOS MUNICIPAIS, APROVEITE E ASSINE O BLOG POR E-MAIL. ACESSE CLICANDO AQUI

A data mundialmente estabelecida pela Igreja Católica para louvar São Sebastião é o dia 20 de janeiro. No Rio, onde o santo é padroeiro, ele é bastante venerado pelo povo. Portanto, data de muita celebração.

MEMÓRIAS PESSOENSES. Crônicas sobre figuras e fatos da João Pessoa das décadas de 50 e 60 do século XX. COMPRE AQUI

Da mesma forma que acontece com as diversas festividades religiosas, a de São Sebastião, em Mataraca, tem sua parte religiosa, com missas na Igreja dedicada ao santo, e festa nas ruas.

Normalmente, a prefeitura local investe forte na organização do evento, com shows de bandas locais e de fora, atraindo, ainda, muita gente dos municípios vizinhos, tanto da Paraíba quanto do Rio Grande do Norte.

Mataraca

Mataraca está localizada geograficamente de forma estratégica, fazendo limite com os municípios norte-rio-grandenses de Canguaretama e Baía Formosa, e com Rio Tinto, Baía da Traição e Mamanguape, na Paraíba.

FONTES:

São Sebastião – Mártir da Igreja Cristã

https://www.ebiografia.com/sao_sebastiao/#:~:text=S%C3%A3o%20Sebasti%C3%A3o%20foi%20um%20m%C3%A1rtir,It%C3%A1lia%2C%20cidade%20de%20sua%20m%C3%A3e. 

Mataraca-PB

https://www.guiadoturismobrasil.com/cidade/PB/596/mataraca

Tradicional Festa de São Sebastião em Mataraca

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.