Ritmo contagiante do rock é o destaque em 13 de julho

Quando, em 13 de julho de 1985, estrelas internacionais do rock assumiram palcos montados no Wembley Stadium, em Londres, e no F. Kennedy Stadium na Filadélfia, nascia então o Dia Mundial do Rock, comemorado até hoje.

O espetáculo, denominado Live Aid (algo como ajuda ao vivo ou coisa parecida) buscou arrecadar recursos para a erradicação da pobreza na Etiópia. Não só reuniu mais de 180 mil pessoas, nos dois estádios, como os principais nomes do rock internacional.

Por outro lado, em frente aos aparelhos de TV, no mundo inteiro, contabiliza-se perto de 2 bilhões de espectadores. Ainda de acordo com levantamento da época, esses espectadores estavam espalhados por 100 países.

ACESSE OS SERVIÇOS OFERECIDOS PELO ‘PARA ONDE IR’, DÓLAR, VIAGENS AÉREAS, HISTÓRIA HOJE, BOLSA, ANIVERSÁRIOS MUNICIPAIS, E APROVEITE PARA ASSINAR O BLOG POR E-MAIL|

Nos dois palcos se revezaram em show épicos de bandas e cantores de renome internacional. Dessas apresentações, talvez a mais icônica tenha sido a do Queen, abrindo o Live Aid no Wembley Stadium.

Registre-se ainda, Sting, Phil Colins, U2, David Bowie, The Who, Elton John e Paul McCarney. Estes, em Londres. Na Filadélfia, Joan Baez, B.B.King, Mick Jagger, The Pretenders, Santana, Madona, Eric Clapton, Led Zeppelin e Bob Dylan.

História

Segundo registra o Brasil Escola, do UOL, o rock ‘n’ roll é um gênero musical que teve origem nos Estados Unidos (EUA) a partir dos anos 1950, popularizando-se por todo o mundo. Mais do que um estilo musical com ritmo contagiante, é conhecido por ter um apelo comportamental e visual cheio de irreverência e atitude.

Geralmente, as bandas de rock são formadas por um vocalista, um baixista, um baterista e um ou dois guitarristas. Alguns grupos podem usar teclado ou percussão, dependendo do estilo, mas a guitarra elétrica é, desde os primórdios, a marca registrada.

Os nomes mais conhecidos do ritmo nasceram nos EUA e na Inglaterra. O gênero musical tem diversas divisões, entre as quais o Clássico, o Hard, Heavy Metal, o Indie, o Glam, o Punk, o Grunge, o Progressivo e o Country Rock.

Embora exista desde os anos 1950, o rock teve seu auge nas décadas de 1970 e, especialmente, 1980, quando nasceram as principais bandas do gênero, as quais passaram a atrair multidões durante shows em estádios e festivais.

ENVIAR MENSAGEM

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.