Praia de Intermares: imponente, limpa e protetora da vida marinha

A Praia de Intermares já foi bem mais erma, apesar de sua proximidade com João Pessoa. Hoje, no entanto, é um bairro elegante

Praia de IntermaresSérgio Botêlho – A Praia de Intermares já foi bem mais erma, apesar de sua proximidade com João Pessoa. Hoje, no entanto, é um bairro elegante, cheio de edifícios de moradia entre os de primeira linha do litoral cabedelense. Aliás, João Pessoa e Cabedelo, tudo junto e misturado.

Apesar do glamour em série das construções, Intermares guarda uma surpresa bastante agradável aos defensores da preservação do ecossistema. Em suas areias, tartarugas deixam o mar para depositar os ovos, sob olhares atentos e proteção geral.

DÓLAR, VIAGENS AÉREAS, HISTÓRIA HOJE, BOLSA, ANIVERSÁRIOS MUNICIPAIS, APROVEITE E ASSINE O BLOG POR E-MAIL. ACESSE CLICANDO AQUI

Mas não apenas servem de ninho, as areias de Intermares. Nelas, ainda, as tartarugas que chegam precisam de socorro físico. Doentes, algumas permanecem ali atendidas pelo projeto Tartarugas Urbanas. É o ser humano cuidando dos bichos para que todos, homens e animais, possam continuar vivendo.

MEMÓRIAS PESSOENSES. Crônicas sobre figuras e fatos da João Pessoa das décadas de 50 e 60 do século XX. COMPRE AQUI

Inaugurando a orla cabedelense

Intermares, que inaugura a orla de Cabedelo (no sentido sul-norte), dá continuidade à Praia do Bessa, em João Pessoa, a partir do maceió formado pela foz do rio Jaguaribe, de percurso totalmente pessoense, e bastante prejudicado pelo crescimento urbano da capital.

Não se pode dizer que Intermares seja uma praia das mais frequentadas pela população em virtude de representar certa contramão a quem depende do transporte público. Não são muito intensas as linhas de ônibus que favorecem diretamente a praia.

Esportes náuticos

No que pese ser um mar limpo e morno, as ondas locais, nas marés altas, costumam ser bravas, avançando por toda a faixa de areia branca disponível, e indo esbarrar numa bela faixa de terra com vegetação baixa e coqueiros, que se estende por toda a orla de Intermares.

Também não existem tantos bares e restaurantes à disposição dos visitantes como nas praias que lhe antecedem ao norte. Por tudo isso, Intermares, apesar da extrema beleza, não é das praias urbanas mais populares da orla pessoense-cabedelense.

Na verdade, quem mais se aproveita dela são os surfistas e demais praticantes de esportes náuticos, a exemplo do windsurf e do kitsurf. Lá, seus praticantes usufruem em alto estilo dessa praia que está entre as mais limpas do litoral urbano da Paraíba. 

Por isso e pelo que representa na defesa do meio ambiente, Intermares é point imperdível para quem visita João Pessoa. Uma beleza de praia!

Vídeo:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.