Pombal: poesia urbana de inestimável valor histórico e cultural

1.4kviews

Desde 04 de abril de 2002 que Pombal tem o seu centro histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep). Não, sem um certo atraso. Afinal de contas, trata-se da quarta cidade mais antiga da Paraíba, tendo sido o primeiro núcleo habitacional da região sertaneja do estado.

O povoamento tem início ainda no Século XVII, pela ação de Teodósio de Oliveira Ledo, conquistador de terras que praticamente levou os valores da civilização portuguesa a todo o Sertão paraibano. Portugal, então, buscava se interiorizar pela região Nordeste da colônia, enquanto os bandeirantes vinham fazendo o mesmo na região Centro-Oeste, no movimento historicamente conhecido como das Entradas e Bandeiras.

Batismos

Assim, a cidade de Pombal nasce, em 1696, originalmente com o nome de Arraial de Piranhas, em referência ao rio Piranhas. Na sequência, dois anos depois, é rebatizada com o nome de Nossa Senhora do Bom Sucesso do Piancó (referenciando o Rio Piancó). Já, em 22 de julho de 1766 foi elevada à categoria de vila, com o nome de Pombal (cidade portuguesa fundada em 1174). Enfim, em 21 de julho de 1862 foram concedidos documentos reconhecendo Pombal como cidade.

Igreja do Rosário

Um marco urbano da maior qualidade e representação histórica foi a edificação da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em 1721 (em processo de tombamento no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-Iphan), cuja vinculação ao povo da cidade ainda hoje é muito bem expressada pelos Pontões, Banda Cabaçal, Congos e Reisados que se apresentam em datas festivas. A Irmandade do Rosário é a mais forte expressão social que acompanha a história do pequeno templo católico pombalense.

Junto com a Igreja do Rosário, e seu inestimável Cruzeiro, na Praça Getúlio Vargas, a antiga cadeia pública (cuja construção foi iniciada em 1847) compõe um conjunto de prédios históricos formidáveis e bem representativos da história da cidade. Ali por perto, com data de nascimento orçada em 1822, ano da Independência do Brasil, tem a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso. Da década de 30, Pombal herda grupos escolares e a emblemática Estação Ferroviária,    

Tem tudo isso, e muito mais. Tem um povo que ama fortemente a cidade, e inexcedível na arte de receber visitantes. Portanto, não perca tempo e, estando na Paraíba, procure conhecer Pombal, e vá respirar história e cultura de montão.

Fontes:

Pombal (Paraíba)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pombal_(Para%C3%ADba)

Memorial Fotográfico da Cidade de Pombal (vários autores) – Sapiens, Faculdade de Ciências Humanas

https://www.redem.org/wp-content/uploads/2014/06/memorial-escrito-1Cociencao1.pdf

Vídeo:

Pombal – PB

https://www.youtube.com/watch?v=cs-Coo9C3T8&t=106s

 

You may also like

Comente