Poluição hídrica é tema de fragata ancorada em Cabedelo

Poluição hídrica é tema de fragata ancorada no Porto de Cabedelo. Assim, a embarcação, pertencente à Marinha do Brasil, pode ser visitada nestes sábado (18) e domingo (19), das 14 às 18hs. No momento em que atracou em Cabedelo a fragata contava com 240 pessoas a bordo.

Batizada de ‘Constituição’, o navio de guerra já participou de diversas outras no âmbito internacional. Nesse sentido, entre as missões, destacam-se a Unitas Gold (em 2009) e a Operação de Busca e Salvamento (SAR) do Voo Air France-447 (em 2009).

Além dessas missões, a fragata participou ainda da Líbano-III (em 2012/2013) e Líbano-VI (em 2014/2015), como Capitânia da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL).

‘Mar Limpo é Vida!’

Sob o lema ‘Amazônia Azul – Mar Limpo é Vida!’, a fragata Constituição participa de esforço nacional dentro da Operação Aspirantex-2020. De acordo com o objetivo da operação, cabe à fragata familiarizar aspirantes com a vida do mar. Mas também vigiar a poluição hídrica.

Neste ano de 2020, a operação Aspirantex ocorre na mesma área onde houve o desastre ambiental por óleo, em 2019. Segundo informações da Marinha, ao todo, cerca de 2.900 militares participam da “Aspirantex 2020”.

Também estão entre os propósitos da operação, ações de presença nas Águas Jurisdicionais Brasileiras. E, ainda, apoio aos comandos distritais dos portos visitados e aos coordenadores operacionais regionais na execução de ações de resposta a incidentes de poluição por óleo.

Portos visitados

A operação abrange a área marítima compreendida entre os estados do Rio de Janeiro e do Pará. Durante o período, estarão sendo visitados os portos de Vitória-ES, Salvador-BA, Maceió-AL, Recife-PE, Cabedelo-PB, Natal-RN, Fortaleza-CE e Belém-PA.

A Aspirantex 2020 é composta por três fases de mar e duas de porto. Dessa maneira, a primeira fase encerra-se com a atracação dos navios nos portos de Fortaleza, Maceió, Cabedelo, Natal e Recife, todas, ocorridas na última quinta-feira, 16.

Fontes

http://www.defesanet.com.br/naval/noticia/35406/Navios-da-Esquadra-suspendem-para-inicio-da-%E2%80%9CAspirantex-2020%E2%80%9D/

https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2020/01/18/fragata-constituicao-da-marinha-do-brasil-e-aberta-a-visitacao-em-cadebelo-na-paraiba.ghtml

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.