Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Milagres, em Brejo do Cruz: história

A Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Milagres, na cidade de Brejo do Cruz, região de Catolé do Rocha, guarda boa parte da história de edificação daquela cidade sertaneja, mesmo com sua arquitetura modificada em meio ao tempo.

“A data da construção da capela é um pouco divergente entre os historiadores, uns afirmam que é datada no ano de 1752, outros, que é do ano de 1760, não se sabe ao certo. Sabe-se que a mesma, por mais de um século, aproximadamente, passou apenas por pequenas reformas que em quase nada transformavam sua fachada primitiva. A sua ampliação veio ocorrer por volta de 1870, dando origem a construção da Igreja Nossa Senhora dos Milagres que em 1950, ainda em boas condições estruturais passou por uma reforma, depois por mais outras”, relata Kaliane Muniz de Figueiredo, Maria Isadora Fernandes da Silva e Fernando de Oliveira Morais, no trabalho “Igreja Matriz Nossa Senhora dos Milagres da cidade de Brejo do Cruz (PB): um patrimônio com autenticidade em risco”.

Preocupação

Na verdade, o que os autores chamam a atenção é para a contínua desfiguração arquitetônica do prédio da Igreja Matriz de Brejo do Cruz, em virtude de contínuas reformas:  “A problemática ocorre quando esse patrimônio edificado começou a passar por processos de adaptações realizados de forma desastrosa descaracterizando o edifício, ou até mesmo demolindo parte de seus elementos arquitetônicos, desvinculando o patrimônio edificado de sua identidade local”.

A Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Milagres, em Brejo do Cruz, é palco de grandes e tradicionais eventos católicos promovidos na cidade, se constituindo em importante atração turístico-religiosa local, que vale a pena ser visitada.

Fonte:

Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Milagres – Brejo do Cruz

http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/57708

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.