Sérgio Botêlho – A atual Igreja da Conceição, em Sapé (terra do poeta Augusto dos Anjos), foi inteiramente concluída, com a atual fachada, nos idos de 1929, portanto, há quase 100 anos. Uma anterior foi substituída pela atual matriz.
Dessa forma, todo o processo de criação da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição no município de Sapé aconteceu na gestão do arcebispo Dom Adauto, o primeiro da Arquidiocese da Paraíba, entre os anos de 1894 e 1935.
História
Foi nesse período em que houve a criação do Curato de Sapé em outubro de 2011. Foi sob a direção do padre José João, vigário de Espírito Santo, que teve início a construção. A doação do terreno aconteceu em 1916. Destaques da grande mídia impressa
Há referências, ainda, à construção de uma primeira capela, em 1901, no mesmo local, também dedicada à padroeira Nossa Senhora da Conceição, nas primeiras décadas de formação da cidade de Sapé.
A Igreja da Conceição, em Sapé, se constitui num dos prédios que guardam a história de fundação e consolidação da cidade e do município, que pode ser datado a partir da construção da estrada de ferro, no final do século XIX, à década de 1940.
A igreja matriz de Sapé mantém-se bem preservada, segundo os padrões originais. Em seu interior, pinturas sacras que foram acrescentadas a partir da intervenção do artista plástico Cláudio Barbosa, no início do Século XXI, quando dirigida pelo padre José Martins da Rocha.
A partir de 29 de novembro, de todos os anos, tem início, a partir da igreja, a tradicional Festa de Nossa Senhora da Conceição, com um novenário que somente vai terminar no dia 08 de dezembro, dia dedicado à santa.
Fontes:
Diagnóstico situacional arquivístico da Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Sapé – Nagyelli Araújo Pereira – CCSA/UFPb – 2018
http://www.ccsa.ufpb.br/arqv/contents/documentos/179NagyelliAraujoPereira.pdf
Destino Brejo
https://brejoparaibano.com.br/cidades/cidadedesape/
A cidade e sua história
http://acidadeeahistoria.blogspot.com/2012/12/seguindo-os-trilhos-de-sape.html