A história da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e São Bento, em Cabaceiras, conduz à própria marca inicial da cidade, dedicada à invocação de Mariam que conduz à ideia de concepção de Jesus, sem pecado, e à veneração a São Bento.
Consta que a capela foi construída pelo capitão-mor Domingos de Faria Castro, em respeito à devoção de sua mulher, no ano de 1735. Em torno do pequeno templo é que foi sendo construída a cidade de Cabaceiras.
Assim, a capela foi testemunha das conquistas do município, como, por exemplo, a sua transformação, em 1834, em Vila Federal de Cabaceiras, e, um ano depois, em 1835, ela própria, a igreja, ser alçada à condição de paróquia.
Cabaceiras, que já foi distrito de Boa Vista, está localizada no semiárido paraibano e é banhada pelos rios Paraíba, Boa Vista e Taperoá.
Turismo
Apesar do clima, Cabaceiras tornou-se uma das referências turísticas da Paraíba e do próprio Nordeste. Intitulada “Roliúde Nordestina”, a cidade já serviu de cenário para dezenas de filmes, entre eles, o famosíssimo Auto da Compadecida, a partir de romance regional do paraibano e nordestiníssimo, Ariano Suassuna.
Bem como o seu casario, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição também passou a servir de cenário e palco para algumas produções cinematográficas, acompanhando a nova e promissora vocação da cidade.
São Bento
Uma das maiores festas de todos os anos, em Cabaceiras, é a dedicada a São Bento, centrada exatamente na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e São Bento, que acontece bem no início dos meses de agosto, há mais de 100 anos.
Fontes:
Paróquia Matriz Nossa Senhora da Conceição e São Bento
Cabaceiras
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cabaceiras
Cabaceiras, Paraíba – Genealogia
https://www.familysearch.org/wiki/pt/Cabaceiras,_Paraíba_-_Genealogia
Comente