05 de março de 1933: Roosevelt inicia implementação do programa New Deal

Empossado a 04 de março de 1933, um dia depois, o presidente Roosevelt rompe com o liberalismo, decreta feriado bancário, e dá início ao New Deal

Sérgio Botêlho – Numa quinta-feira do ano de 1929, precisamente no dia 24 de outubro, os Estados Unidos, com repercussão nas economias do mundo inteiro, viveram uma experiência devastadora que ficou conhecida como o Craque da Bolsa de Nova York, ou Quinta Feira Negra.

Vivendo no reino de pleno liberalismo econômico, a América experimentava, na mesma onda, uma espetacular pujança do mercado de ações a subirem todos os dias. Os empréstimos cresciam soltos juntamente com as ações. Farra grande!

Então, a grande bolha estourou naquele outubro de 1929, pondo em situação de ruína pessoas e empresas e o Estado norte-americano, deixando centenas de milhares de pessoas desempregadas e levando grande número de cidadãos ao suicídio.

Roosevelt

Quando das eleições de 1932, o candidato do Partido Democrata, Franklin Delano Roosevelt se apresentou vendendo otimismo em dias melhores, tendo como fundo musical de sua campanha a canção Happy Days Are Here Again, ou Dias Melhores Aqui Novamente.

Vitorioso no pleito, Roosevelt toma posse em 04 de março do ano seguinte, o de 1933, com os Estados Unidos e o mundo sofrendo terrivelmente, ainda, os efeitos da queda da Bolsa de Nova York, em 1929. E não deu tempo ao tempo. agiu imediatamente.

New Deal

No dia seguinte, em 05 de março, decretou feriado bancário e pôs em prática um plano oposto ao liberalismo, o New Deal, inspirado nos ensinamentos de John Maynard Keynes (1883-1946) – baseado na intervenção do Estado na economia para gerar uma situação de bem estar social – aprovado por esmagadora maioria no Congresso.

“Segundo Robert E. Sherwood, autor do livro Roosevelt e Hopkins, no primeiro trimestre do programa de garantia de trabalho, que flanqueou as medidas de proteção social mínima, foram construídos ou restaurados 400 mil quilômetros de estradas, construídas 40 mil escolas e contratados 50 mil professores. 

Foram ainda erguidos mais de 500 pequenos aeroportos, assim como praças e quadras esportivas em todo o país, e instalados mais de 3,5 milhões de metros de canalização de água e esgoto. Na habitação popular, uma nova agência estatal serviu de avalista em última instância para os financiamentos imobiliários, viabilizando um grande incentivo à construção civil”. Citação do DW, em matéria intitulada “1933: Roosevelt eleito presidente dos EUA”.

Roosevelt foi reeleito outras três vezes, único caso na história republicana dos Estados Unidos, vindo a falecer no desempenho do quarto mandato em 12 de abril de 1945, já no final da II Guerra Mundial.

Ainda por algum tempo, os norte-americanos seguiram os princípios keynesianos. E a Europa, até os dias de hoje. Contudo, mais ou menos a partir da década de 70, o neoliberalismo assumiu o comando da economia norte-americana, já tendo passado por crises sérias e, no momento, à espera da próxima.

You may also like

Comente