Marília Pera: que prêmio a atriz brasileira recebeu nos EUA?

Marília Pera, atriz brasileira falecida em 05 de dezembro de 2015, num mesmo 05 de dezembro, 33 anos antes, era premiada nos EUA. Dessa forma, o seu enorme talento artístico acabava reconhecido perante o mundo.

Referido prêmio foi concedido pela Sociedade de Críticos dos EUA, das mais prestigiadas instituições no campo do cinema. Com efeito, a National Society of Film Critics é formada por críticos espalhados pelos diversos estados norte-americanos.

Breve biografia

Portanto, neste dia em que o Brasil segue lamentando a morte e Marília, quando tinha 72 anos, bom lembrar quem foi a atriz. Nascida e falecida no Rio de Janeiro, Marília Pera fez mais de 50 peças de teatro, além de perto de 30 filmes e 40 telenovelas.

Naquele mesmo ano de 2015, aliás, a atriz havia sido homenageada pela Escola de Samba Mocidade Alegre, de São Paulo. Porquanto, a escola conquistou o vice-campeonato do carnaval paulista com o enredo ‘Nos Palcos da Vida, Uma Vida no Palco: Marília’.

Marília vinha de uma família de artistas do teatro. Não apenas havia avós, tios e tias como atrizes e atores, como também seus pais eram do ramo. O pai, o português de nascimento Manuel Pêra e sua mãe, a atriz brasileira, Dinorah Marzullo, fizeram sucesso.

Pixote

Antes de mais nada, algumas informações sobre o filme ‘Pixote – a Lei do Mais Fraco’, de 1980, estrelado por Marília Pera. Sem dúvida, a produção, desde logo, incluiu-se entre os mais importantes filmes feitos no Brasil.

Dirigido por Héctor Babenco, o filme conta a história de um menor abandonado pelos pais a praticar crimes pelas ruas. Pixote recebeu Menção Honrosa no San Sebastián International Film Festival, em 1981.

Além disso, o Leopardo de Prata, no Locarno International Film. E, ainda, melhor filme estrangeiro, em 1981, no Los Angeles Film Critics Association Awards. Também, melhor filme em língua estrangeira, no New York Film Critics Circle Awards.

A esses prêmios soma-se, o de melhor filme estrangeiro, em 1981, da NYFCC Award. Enfim, recebeu indicação para o Globo de Ouro, de 1982, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Tudo isso, representando a excelente aceitação internacional à produção brasileira.

Melhor atriz

Mas, em 05 de dezembro de 1982 aconteceu o grande reconhecimento internacional à atriz Marília Pera. Foi quando recebeu o prêmio de melhor atriz do mundo, concedido pela National Society of Film Critics.

Afinal de contas, era a primeira vez que essa importante instituição do cinema norte-americano premiava uma atriz fora dos EUA. Uma glória para ser relembrada, sempre, principalmente objetivando mostrar o elevado significado da arte cinematográfica brasileira, a quem não conhece, devidamente.

Fontes

https://entretenimento.r7.com/famosos-e-tv/morre-aos-72-anos-a-atriz-marilia-pera-06102019

https://folhas-de-almanaque.blogspot.com/2013/08/familia-de-artistas-marzullo-pera.html

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-273/

Memórias

Portanto, Marília Pera passa a fazer parte das Memórias, do Para Onde Ir

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.