Galileu Galilei: como este nome acabou tão importante para a humanidade

Galileu Galilei: o que significa este nome para a humanidade? Nascido em 15 de fevereiro de 1564, viveu até 08 de dezembro de 1642, atravessando, portanto, partes dos séculos XVI e XVII. Embora tenha frequentando a universidade, não concluiu nenhum curso superior.

No entanto, suas contribuições à ciência são fundamentais e base importante para a Academia. Afinal de contas, ele assentou novas plataformas de conhecimento à astronomia, à física e à matemática. Mais do que isso, é considerado fundador da Ciência Moderna.

Dessa forma, Galileu é nome de instituições universitárias pelo mundo afora. E, não sem razão, pois é considerado, somente, o pai do método científico. “Deve-se medir o que é mensurável… e o que não é deverá fazer-se mensurável”, sentenciou.

Armado com um telescópio, fato único na humanidade, até então, fez descobertas fantásticas sobre o universo.

Breve biografia

Galileu nasceu na cidade de Pisa, na Itália, em pleno reinado da Santa Inquisição e das trevas medievais. Vendo a capacidade do filho, seu pai terminou levando-o à Medicina. Galileu cursou, não gostou, deixou o curso. Iniciou Matemática, mas, também saiu. E seguiu a vida.

Na sequência, iniciou suas descobertas que revolucionaram a ciência e lhe trouxeram dificuldades extremas. Antes de mais nada, consolidou em definitivo a tese de que a Terra não era o centro do Universo, formulada pelo polonês Copérnico. Nosso planeta apenas gira em torno do Sol, afirmou. Enfim, confirmou que a Terra era mesmo redonda.

Ao quebrar a tese dos gregos Aristóteles e Ptolomeu, sobre o geocentrismo, Galileu mexeu com a poderosa Igreja Católica. Dessa maneira, apesar de estar com a verdade ao seu lado, terminou os dias preso em seu domicílio pela Santa Inquisição. Ossos do ofício de muitos dos que apresentam verdades.

Carta a Kepler

Na mesma época em que viveu Galileu, viveu o cientista alemão Kepler, que também havia chegado às mesmas conclusões do italiano. Aliás, Kepler fez avançar parte das teses de Galileu, melhorou telescópios. Terminou formulando as célebres Leis de Kepler, sobre gravitação universal.

E á guisa de conclusão, importante reproduzir a carta feita por Galileu a Kepler, bastante atual para os dias de hoje:

“Penso que nós iremos rir com a extraordinária estupidez das multidões. O que dirás dos principais filósofos da universidade de Pisa, a quem eu ofereci, um milhar de vezes e por minha vontade, mostrar os meus estudos, mas que […] nunca consentiram em olhar para os planetas, nem para a Lua, nem para um telescópio? De facto, tal como as serpentes fecham as suas orelhas, também estes homens fecham os seus olhos à luz da verdade.”

Fontes

https://www.infoescola.com/biografias/galileu-galilei/

https://www.todamateria.com.br/galileu-galilei/

http://chc.org.br/acervo/a-historia-de-galileu-galilei/

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL978996-5602,00-VATICANO+PREPARA+HOMENAGENS+A+GALILEU+NO+ANO+DA+ASTRONOMIA.html

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.