4 marcas do E o Vento Levou que chamam a atenção

E o Vento Levou foi um filme saído dos estúdios de Hollywood que ainda hoje galvaniza plateias, no mundo. Igualmente ocorre com o tema musical do filme, até os nossos dias, mexendo com muitos corações apaixonados. A produção estreou em 15 de dezembro de 1939, com glamour extraordinário. Mas, ainda hoje provoca debate em função de denotações escravistas.

E o Vento Levou

O roteiro de E o Vento Levou (Gone with the Wind, literalmente, Foi com o Vento) ambienta a trama no Sul dos Estados Unidos. Isso, quando a escravidão ainda dominava na América do Norte, principalmente nos estados sulistas. E o filme tem claramente atitudes de simpatia ao tempo da escravidão nos EUA. Dessa forma, está passando por uma revisão crítica importante.

O estado onde transcorre a história é a Geórgia, em meio aos grandes fazendeiros de então. Por consequência, o filme revela todo o comportamento escravocrata da época. Ademais, o papel dos negros, no filme, se limita a apensa reproduzir a realidade de então.

|ACESSE OS SERVIÇOS OFERECIDOS PELO ‘PARA ONDE IR’, DÓLAR, VIAGENS AÉREAS, HISTÓRIA HOJE, BOLSA, ANIVERSÁRIOS MUNICIPAIS, E APROVEITE PARA ASSINAR O BLOG POR E-MAIL| 

Guerra Civil

Em meio a intenso drama de amor, de Scarlett pelo noivo Ashley (Leslie Howard) de sua prima, estoura a guerra civil de 1861. Em pleno noivado de Melanie (Olivia de Havilland), a prima de Scarlett, os homens correm para o alistamento.

A guerra, que pôs em trincheiras contrárias, o Norte, antiescravista, e o Sul, escravista, terminou com a vitória do Norte. Com o fim do conflito, a propriedade do pai de Scarlett e as dos vizinhos restaram praticamente perdidas.

Não apenas perdidas as propriedades, como também mortos muitos dos personagens que se apresentaram no início da história. Por outro lado, Scarlett, personagem central do filme, assume cada vez mais um posicionamento firme e decidido.

4 marcas do E o Vento Levou

  1. Passou mais de 25 anos como o filme de maior arrecadação de bilheteria, no mundo.
  2.  Venceu 10 prêmios no Oscar de 1940.
  3. Para o papel de Scarlett foram entrevistadas mais de 1.400 moças, até o papel ser entregue a Vivien Leigh.
  4. O primeiro diretor, George Cukor, não terminou a obra cinematográfica. Ele foi substituído por Victor Fleming, que, por sua vez, foi substituído por Sam Wood.

Fontes

https://pt.wikipedia.org/wiki/Gone_with_the_Wind

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-27782/

Memórias

E o Vento Levou passa a fazer parte das Memórias, do Para Onde Ir.

ENVIAR MENSAGEM

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.