No Brasil, Huawei vai à Justiça por participação no leilão do 5G

A Huawei decidiu que vai entrar na Justiça brasileira em favor de sua participação no leilão do 5G, previsto para 2021. A notícia é do jornal O Globo, que adiantou a disposição da empresa chinesa em não abrir mão de participar do certame.

Segundo O Globo, o temor da Huawei vem da adesão do governo brasileiro à chamada Clean Network (Rede Limpa, em tradução livre), programa dos Estados Unidos que, na prática, limita o avanço de empresas chinesas na tecnologia 5G, o que fez aumentar as preocupações na Huawei, principal fornecedora de equipamentos de rede do mundo.

“O Brasil apoia os princípios contidos na proposta do Clean Network feita pelo EUA, inclusive na Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico [OCDE], destinados a promover, no contexto do 5G e outras novas tecnologias, um ambiente seguro, transparente e compatível com os valores democráticos e liberdades fundamentais”.

DÓLAR, VIAGENS AÉREAS, HISTÓRIA HOJE, BOLSA, ANIVERSÁRIOS MUNICIPAIS, APROVEITE E ASSINE O BLOG POR E-MAIL. ACESSE CLICANDO AQUI

Escritório

Segundo fontes, não reveladas por O Globo, a companhia já teria contratado um escritório especializado com atuação em Brasília para se preparar para um cenário de litígio.

Recentemente, a Huawei tomou a mesma posição na Suécia, pelos mesmos motivos, ou seja, o apoio sueco ao boicote americano à participação da empresa chinesa na implantação da rede 5G.

O 5G é a quinta geração das redes móveis, que vem sendo desenvolvida desde os anos 2000, para ser a sucessora da rede 4G. Ela promete maiores velocidades de conexão e download de dados, entre 600 Mb/s a até 2 Gb/s.

O apoio ao programa Clean Network foi feito no âmbito de uma parceria trilateral entre Brasil, EUA e Japão. Ao comentar sobre o acordo, o funcionário norte-americano, que se reuniu com vários empresários brasileiros, disse que o objetivo é reforçar a segurança e a confiança da rede. Os Estados Unidos já desenvolvem a rede 5G.

Matéria completa em O Globo, por meio do link: https://oglobo.globo.com/economia/huawei-prepara-ofensiva-na-justica-diante-de-ameaca-de-ser-excluida-do-5g-no-brasil-24741442?utm_source=notificacao-geral&utm_medium=notificacao-browser&utm_campaign=O%20Globo

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.