João Pessoa: por que já se chamou Filipéia?

Após 3 anos de fundada, a Cidade Real de Nossa Senhora das Neves passou a se chamar Filipéia de Nossa Senhora das Neves

A atual João Pessoa foi criada em 1585, com Portugal sob o domínio da Espanha, já que o país foi conduzido a essa situação desde 1578, após a morte do rei português Dom Sebastião, sem deixar herdeiros, na Batalha de Alcácer-Quibir, no Marrocos.

SÃO MUITAS AS HISTÓRIAS DE JOÃO PESSOA – SAIBA MAIS

Em virtude da tragédia portuguesa, o rei espanhol Dom Henrique, tio-avô de Dom Sebastião, foi coroado rei de Portugal, morrendo 2 anos depois, também sem deixar herdeiros, o que permitiu ao novo rei espanhol Dom Filipe II, alegando suposto parentesco com o finado Dom Sebastião, consolidar a anexação de Portugal à Espanha, criando a União Ibérica.

PRAIAS DE JOÃO PESSOA, DO LIMITE COM INTERMARES A GRAMAME: BAIXE O E-BOOK GRATUITAMENTE

Por conseguinte, em 29 de outubro de 1585, pouco mais de três meses depois de ter sido criada, a Cidade Real de Nossa Senhora das Neves teve seu nome ajustado para homenagear o rei de Espanha e Portugal, passando a se chamar Filipéia de Nossa Senhora das Neves.

Com o topônimo de Filipéia de Nossa Senhora das Neves, a atual capital paraibana passou o período de outubro de 1585 até dezembro de 1634, quando foi dominada pelos holandeses, passando a se chamar Frederica, em homenagem ao Rei Holandês Frederico Henrique.

SAIBA MAIS SOBRE EFEMÉRIDES, DESTAQUES DO DIA A DIA

Convém registrar que até a conquista holandesa sobre a Filipéia de Nossa Senhora das Neves, em 1634, Portugal continuava anexada à Espanha, sob a denominação conjunta de União Ibérica, sendo essa a principal razão para a investida holandesa sobre o Nordeste. Mas esse será um outro assunto do Para Onde Ir.

Por Sérgio Botêlho, com informações das seguintes FONTES

https://brasilescola.uol.com.br/historiab/uniao-iberica.htm#:~:text=A%20Uni%C3%A3o%20Ib%C3%A9rica%20foi%20a%20unifica%C3%A7%C3%A3o%20dos%20reinos%20de%20Espanha,filhos%2C%20Portugal%20ficou%20sem%20rei.

http://www.de.ufpb.br/~ronei/JoaoPessoa/histor.htm

You may also like

One thought on “João Pessoa: por que já se chamou Filipéia?

Comente