O Dia Internacional da Amizade é comemorado anualmente em 30 de julho, sob orientação da Organização das Nações Unidas
O Dia Internacional da Amizade tem o objetivo de promover a cultura da paz entre todos os povos, celebrando assim a diversidade cultural e o respeito mútuo.
SAIBA MAIS SOBRE EFEMÉRIDES, DESTAQUES DO DIA A DIA
Nesta data, os amigos costumam trocar mensagens de carinho, afeto e agradecer todo o companheirismo e dedicação.
No Brasil, a amizade é homenageada e colocada em pauta em muitos dias. Os brasileiros celebram o Dia do Amigo em 18 de abril, em caráter não-oficial, e em 20 de julho o Dia do Amigo e Internacional da Amizade, a partir de uma iniciativa que surgiu na Argentina.
O Dia Internacional da Amizade é comemorado em todo o mundo a cada 30 de julho. A data é importante para a divulgação da “Cultura de paz e não violência” proposta pela ONU.
A comemoração da data ocorreu durante a sexagésima quinta sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, realizada no dia 27 de abril de 2011, o Dia da Amizade foi reconhecido como uma importante data, sobretudo para a divulgação da “Cultura de paz e não violência”.
A Assembleia culminou na criação de um documento assinado pelos países participantes, entre eles o Brasil, no qual ficou reafirmado a relevância e a pertinência dos seguintes tópicos:
– A importância da amizade como um valoroso e nobre sentimento na vida dos seres humanos ao redor do mundo;
– A conscientização de que a amizade entre os povos, países e culturas, bem como as amizades individuais, pode inspirar na criação de pontes entre comunidades, celebrando assim a diversidade cultural;
– A afirmação de que a amizade pode contribuir para os esforços da comunidade internacional, em conformidade com a Carta das Nações Unidas, para a promoção do diálogo entre as civilizações, da solidariedade, da compreensão mútua e da reconciliação;
– A importância de envolver os jovens e futuros líderes em atividades comunitárias voltadas para a inclusão e o respeito entre as diferentes culturas, bem como para a promoção da compreensão internacional de acordo com a Declaração e Programa de Ação sobre uma Cultura de Paz.
FONTE:
Por Sérgio Botêlho, na edição dos Destaques do Dia do Para Onde Ir