João Pessoa: qual o primeiro logradouro da cidade?

A Cidade Real de Nossa Senhora das Neves, atual João Pessoa, nasceu na região do atual Varadouro, e ali se desenvolveu inicialmente

A Cidade Real de Nossa Senhora das Neves, atual João Pessoa, nasceu e teve sua infância e puberdade na parte baixa da cidade

À beira do rio Sanhauá, onde atualmente fica o Porto do Capim, na região que a cidade conhece como Varadouro, foi onde, em suas primeiras décadas, cresceu a Filipéia de Nossa Senhora das Neves.

SÃO MUITAS AS HISTÓRIAS DE JOÃO PESSOA – SAIBA MAIS

O nome era absolutamente apropriado para a região. Varadouro quer dizer exatamente “local onde se guardam e se reparam embarcações”. Afinal, era aquele o porto existente na Paraíba.

Assim, o Varadouro foi o berço das primeiras construções urbanas de João Pessoa, basicamente construções residenciais, aduaneiras e armazéns, porque na cidade alta iam sendo construídos equipamentos religiosos e administrativos.

PRAIAS DE JOÃO PESSOA, DO LIMITE COM INTERMARES A GRAMAME: BAIXE O E-BOOK GRATUITAMENTE

Mesmo séculos depois, o Varadouro viu chegar outros equipamentos urbanos importantes para a cidade, a exemplo da Estação Ferroviária Conde D’Eu, em 1880, início da construção da estrada de ferro que ligava a capital a outras cidades do interior.

SAIBA MAIS SOBRE EFEMÉRIDES, DESTAQUES DO DIA A DIA

Foi no Varadouro, ainda, que aconteceu uma das experiências mais frustrantes da história da Paraíba, mais precisamente no governo federal do paraibano Epitácio Pessoa, e no governo estadual de Solon de Lucena, no início da década de 20: a da construção de um porto. Foi também no Varadouro onde desembarcou a família real brasileira, à frente o Imperador Dom Pedro II. Mas, essas são outras histórias.

Por Sérgio Botêlho, com informações das seguintes FONTES:

http://www.ipatrimonio.org/joao-pessoa-estacao-ferroviaria/#!/map=38329&loc=-7.115150014789972,-34.89060061715912,17

You may also like

Comente