A Cidade Real de Nossa Senhora das Neves, atual João Pessoa, nasceu e teve sua infância e puberdade na parte baixa da cidade
À beira do rio Sanhauá, onde atualmente fica o Porto do Capim, na região que a cidade conhece como Varadouro, foi onde, em suas primeiras décadas, cresceu a Filipéia de Nossa Senhora das Neves.
SÃO MUITAS AS HISTÓRIAS DE JOÃO PESSOA – SAIBA MAIS
O nome era absolutamente apropriado para a região. Varadouro quer dizer exatamente “local onde se guardam e se reparam embarcações”. Afinal, era aquele o porto existente na Paraíba.
Assim, o Varadouro foi o berço das primeiras construções urbanas de João Pessoa, basicamente construções residenciais, aduaneiras e armazéns, porque na cidade alta iam sendo construídos equipamentos religiosos e administrativos.
PRAIAS DE JOÃO PESSOA, DO LIMITE COM INTERMARES A GRAMAME: BAIXE O E-BOOK GRATUITAMENTE
Mesmo séculos depois, o Varadouro viu chegar outros equipamentos urbanos importantes para a cidade, a exemplo da Estação Ferroviária Conde D’Eu, em 1880, início da construção da estrada de ferro que ligava a capital a outras cidades do interior.
SAIBA MAIS SOBRE EFEMÉRIDES, DESTAQUES DO DIA A DIA
Foi no Varadouro, ainda, que aconteceu uma das experiências mais frustrantes da história da Paraíba, mais precisamente no governo federal do paraibano Epitácio Pessoa, e no governo estadual de Solon de Lucena, no início da década de 20: a da construção de um porto. Foi também no Varadouro onde desembarcou a família real brasileira, à frente o Imperador Dom Pedro II. Mas, essas são outras histórias.
Por Sérgio Botêlho, com informações das seguintes FONTES: