São Paulo e suas histórias: Igreja de São Francisco

Sérgio Botêlho – Visitar o Largo de São Francisco é experimentar emoções únicas proporcionadas por um conjunto de prédios e instituições históricas, como é o caso da Igreja de São Francisco, dos franciscanos

Igreja e Convento de São Francisco em São Paulo
Igreja e Convento de São Francisco em São Paulo

A história dos franciscanos em São Paulo tem início no Século XVII, quando em 1642 a ordem se instalou no sítio onde permanece hoje o conjunto de Igreja, Santuário e Convento sob a responsabilidade da Ordem de São Francisco dos Frades Menores.

São Paulo e suas histórias: a Igreja das Almas dos Enforcados

O conjunto franciscano está ao lado de outro prédio e instituição histórica, a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, cujo espaço já esteve ligado a um conjunto de prédios católicos únicos.

 

Igreja de São Francisco em São Paulo
Igreja de São Francisco em São Paulo

São Paulo e suas histórias: o Conjunto Nacional

Entre 1642 e os dias atuais, os prédios que formam o conjunto franciscano sofreram grandes modificações, ou ampliando seus espaços ou mudando de configuração arquitetônica em obediência a modelos mais de cada época.

São Paulo e suas histórias: a estátua de Madrinha Eunice, na Liberdade

A versão original era em taipa com paredes que chegavam a 1,5 metros de espessura. A atual, é de estilo barroco e com pinturas que mostram santos e figuras que fizeram a história do conjunto franciscano.

São Paulo e suas histórias: o bairro da Liberdade

Entre os diversos lugares em que morou o São Frei Galvão, primeiro santo brasileiro, um deles foi o Convento de São Francisco, fato marcante na história da ordem religiosa estabelecida na capital paulista.

São Paulo e suas histórias: Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, em Bom Retiro

Durante sua história, o conjunto franciscano passou por um grande percalço, em função de um incêndio que atingiu o convento e obrigou a reconstrução da capela-mor. Já em 1997, Dom Paulo Evaristo Arns, que era franciscano e havia morado no convento, reconheceu formalmente o conjunto formado pela Paróquia e pelo Convento São Francisco como Santuário de São Francisco.

São Paulo e suas histórias: Estação da Luz

O Largo de São Francisco faz parte do Centro Histórico de São Paulo, região onde nasceu a cidade de São Paulo, a partir de uma construção jesuítica, em 1554: o Colégio dos Jesuítas.

São Paulo e suas histórias: Mercúrio em Repouso, na Praça da República

(As fotos são de Sérgio Botêlho, repórter e editor deste site Para Onde Ir.)

You may also like

2 thoughts on “São Paulo e suas histórias: Igreja de São Francisco

Comente