Por que o 19 de julho virou o Dia Nacional do Futebol?

Por que o dia 19 de julho é o Dia Nacional do Futebol, conforme decisão tomada pela Confederação Brasileira de Futebol, em 1976?

Porque nesse dia é que foi fundado o time de futebol mais antigo do país: o Sport Club Rio Grande, do Rio Grande do Sul, um clube que continua em atividade nos campos gaúchos.

O Rio Grande, “Vovô”, “Veterano” ou “Tricolor” são os nomes pelos quais o time mais antigo do Brasil é conhecido. No futebol do Rio Grande do Sul, a equipe tem em seu currículo o campeonato gaúcho de 1936. Suas cores são as cores da bandeira do RS, ou seja, o verde, o vermelho e o amarelo.

O Sport Club Rio Grande também se gaba de ter criado uma equipe de futebol feminino quando a modalidade ainda não era oficializada no país. De acordo com o site do clube, isso aconteceu em 11 de outubro de 1980. A equipe feminina chamava-se “Loucurinhas do Vovô”.

História do futebol

O formato do futebol conforme vigora hoje foi oficializado em 26 de outubro de 1863, na Inglaterra. Foi nessa data em que foi criada a Football Association, em Londres, com unificação de regras. Até então, havia regras particulares praticadas por diversas escolas.

Na ocasião, segundo explica o portal Toda Matéria, 11 colégios participaram da discussão. O fato explicaria a razão de ser 11 o número de jogadores definido para cada uma das equipes em campo.

Futebol no Brasil

Ainda de acordo com o Toda Matéria, no Brasil, a primeira agremiação que teve o futebol incluído foi o Clube Brasileiro de Cricket. Isso aconteceu em 1880, no Rio de Janeiro, mais precisamente na área delimitada pelas ruas Carlos de Campos, Pinedo e Paissandu, no Flamengo, diz o texto.

Foi, contudo, o brasileiro descendente de ingleses Charles Miller quem introduziu oficialmente o esporte no Brasil. Estudando na Inglaterra, e de volta ao Brasil em 1894, trouxe duas bolas de futebol, dois uniformes completos, uma bomba e um agulha. Daí em diante, o Brasil passou a respirar futebol por todos os poros.

Na mesma época, segundo o Toda Matéria, o professor alemão Hans Nobiling fundou em São Paulo o Sport Club Germania – hoje Pinheiros – e o carioca Oscar Cox funda o Fluminense Football Club.

|ACESSE OS SERVIÇOS OFERECIDOS PELO ‘PARA ONDE IR’, DÓLAR, VIAGENS AÉREAS, HISTÓRIA HOJE, BOLSA, ANIVERSÁRIOS MUNICIPAIS, E APROVEITE PARA ASSINAR O BLOG POR E-MAIL|

Elite

De acordo com o portal Brasil Escola, até a década de 1920 o futebol era um esporte de elite no Brasil. Dessa forma, integrantes negros eram raros e sofriam preconceito. Contudo, aos poucos essa situação foi mudando.

E, assim, o esporte popularizou-se, passando a fazer parte também de bairros pobres de grandes cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. E hoje em dia é um esporte sobretudo popular.

Futebol feminino

A luta hoje no Brasil é pelo fortalecimento, também, do futebol feminino, que luta com grandes dificuldades. De tal forma que precisa superar preconceitos semelhantes aos que havia contra os negros naquele início do esporte, no país.

Paulatinamente, os clubes seguem criando seus departamentos de futebol, o que gera pensamento positivo sobre o futuro da modalidade. Decerto, hoje há mais meninas interessadas no esporte, e com menos pressão contrária dos pais.

Portanto, VIVA DO DIA NACIONAL DO FUTEBOL!

ENVIAR MENSAGEM

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.