Carga viral do novo coronavírus em esgotos diminui, mas ainda é elevada

Tem coronavírus em esgotos, e mais: Bolsa e dólar; investimentos em robótica incrementa educação no Distrito Federal

🖋 Edição: _Sérgio Botêlho_

*ECONOMIA DO TURISMO*, Ano II, Nº 165 de 04.06.2021

Carga viral do novo coronavírus em esgotos diminui, mas ainda é elevada

Boletim de Acompanhamento nº 01/2021 da Rede Monitoramento COVID Esgotos, com dados até 13 de maio, semana epidemiológica 19, identificou uma redução da carga viral do novo coronavírus tanto em Belo Horizonte quanto em Brasília na última medição. Apesar da diminuição observada, a carga viral na capital mineira permanece num patamar elevado e, em 11 de maio, chegou a 4,4 trilhões de cópias do novo coronavírus por dia. Este é o menor valor desde 13 de outubro de 2020, quando foram registrados 1,6 trilhão de cópias no esgoto de Belo Horizonte com base no monitoramento realizado em duas estações de tratamento de esgoto (ETEs), que atendem a cerca de 70% da população belo-horizontina.

 Carga viral

Dentre os seis pontos considerados em Belo Horizonte, em dois deles a concentração de novo coronavírus se manteve elevada – acima de 25 mil cópias por litro – na semana epidemiológica 19 (de 9 a 15 de maio) nos interceptores dos córregos Cardoso e Vilarinho. Na semana epidemiológica 18 (2 a 8 de maio), cinco dos seis pontos registraram mais de 25 mil cópias por litro, conforme o Boletim nº 01/2021. 

Robótica incrementa educação no Distrito Federal

Os 450 alunos do Centro Educacional 07, em Taguatinga Norte, vão encontrar novos recursos para o aprendizado em tecnologia quando as aulas presenciais voltarem. A pedido dos professores da escola, a Coordenação Regional de Ensino adquiriu equipamentos para os estudantes desenvolverem projetos de robótica em oficinas que ocorrem no contraturno escolar. Com os novos instrumentos, que custaram R$ 20 mil, ficará ainda mais divertido aprender sobre tecnologia, automação e até matemática.

Robótica II

Foram adquiridas 12 mesas digitais para desenho e pintura digital, duas impressoras 3D e 24 kits de robótica formados por diferentes componentes eletrônicos, como sensores, motores, leds e um microcontrolador. São materiais que vão enriquecer as aulas.

Robótica III

Com as peças do kit, os alunos podem construir carrinhos de controle remoto (operados pelo Bluetooth do celular), máquina automática de refrigerante, portão de casa automático, calculadora, robô que calcula distâncias, semáforo automático, sistema de irrigação automático e guindastes. “O limite é a criatividade dos nossos alunos”, afirma o professor Lukas Bezerra, responsável pela oficina Matemática e Jogos.

Bolsa de Valores

Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou asdfasdf .

⏳ Destaques:

Leia: Destaques da Grande Mídia Impressa.
Notícias sobre Economia do Turismo

You may also like

Leave a Reply