Enem: o que é e para que serve o exame anual brasileiro

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é realizado anualmente desde 2009. Instituído em 1998 pelo Ministério da Educação (MEC) é realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O que é o Enem

Anteriormente, o Enem era apenas um teste para avaliar as competências desenvolvidas ao longo da educação básica. No entanto, ao longo do tempo foi alcançando outros objetivos. 

Uma desses objetivos – hoje, o mais importante – é de servir como seleção para o ingresso no ensino superior. Sem contudo perder a sua validade enquanto chance de avaliação do conhecimento adquirido e de opções para aperfeiçoá-lo. 

A nota mínima para participar é de 450 pontos na média das provas e acima de zero na redação do Enem mais recente. Outrossim, cursos como Medicina e Direito podem exigir notas acima de 700 pontos! O processo seletivo acontece duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre.

Como forma de seleção, o Enem é válido até para universidades no Exterior, como é o caso de Portugal. Com efeito, naquele país, algumas instituições de ensino superior aceitam o Enem como meio de ingresso aos seus cursos.

Isto, segundo explica o Inep, fez com que a matriz de referência para elaboração dos itens da prova mudasse. Por isso, passou a avaliar o domínio de competências e habilidades em quatro áreas do conhecimento e em redação.

A prova tem 180 questões de múltipla escolha, assim distribuídas: 

Área do conhecimento: Ciências da Natureza e suas tecnologias. Disciplinas avaliadas: Química, Física e Biologia. Número de itens: 45

Área do conhecimento: Ciências Humanas e suas tecnologias. Disciplinas avaliadas: História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Número de itens: 45

Área do conhecimento: Linguagens, Códigos e suas tecnologias

Disciplinas avaliadas: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Comunicação e Informação

Número de itens: 45

Área do conhecimento: Matemática e suas tecnologias. Disciplinas avaliadas: Matemática (Álgebra e Geometria). Número de itens: 45.

Redação: Avalia cinco competências. A nota para cada uma vai de 0 a 200. A nota final é a soma simples das obtidas em cada competência.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.