Material que além de resistente é biodegradável, o aço, rei da construção civil, ganhou impulso no Brasil após a criação da CSN
Esta data homenageia um dos materiais de maior importância para o desenvolvimento das sociedades modernas: o aço. Esta liga metálica composta essencialmente de ferro e carbono é amplamente utilizada na construção civil.
Mas, mesmo nos setores onde o material não é matéria-prima, este continua a ser essencial, pois grande parte das máquinas que produzem a maioria dos produtos são feitas com peças de aço.
Dessa maneira, ele está presente na agricultura, por exemplo, onde o material está nas máquinas utilizadas em todo o processo de produção dos alimentos. No uso doméstico é matéria-prima de eletrodomésticos, como fogões e geladeiras, eletroeletrônicos, utensílios domésticos e até mesmo celulares.
Reciclável e biodegradável
Além de ser muito resistente, o material é altamente reciclável, proporcionando uma economia limpa e rica. Sua sucata pode ser transformada infinitas vezes em um novo aço sem perder a qualidade do material.
Descartado no solo é decomposto pelo meio ambiente em cerca de 5 anos apenas. Esse fenômeno é rápido por causa da oxidação, o que o torna um material ecologicamente correto e que não degrada o solo.
Origem do Dia Nacional do Aço
A instituição do Dia do Aço no Brasil surgiu em homenagem à criação da Companhia Siderúrgica Nacional – CSN, em 9 de abril de 1941, a partir do Decreto de lei nº 3.002, de 30 de janeiro de 1941, sancionado por Getúlio Vargas.
A CSN é considerada a maior siderúrgica da América Latina e uma das maiores do mundo.
Graças à sua utilização em diversos segmentos podemos avançar com tecnologias em sistemas de construção e aprimorar técnicas já aplicadas neste setor.
Atualmente, o Brasil está entre os dez maiores produtores de aço bruto no mundo. Entre as principais siderúrgicas brasileiras, estão Arcelor Mittal, Usiminas, CSN, Gerdau.
Comente