11 de agosto: Dia do Advogado e do Magistrado

11 de agosto é comemorado o Dia do Advogado e do Magistrado, dia da criação das faculdades de Direito de São Paulo e de Olinda, em 1827

O Dia do Advogado é comemorado em 11 de agosto. Nesta data, em 1827, foram criadas as duas primeiras faculdades de Direito no Brasil – a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, na cidade de São Paulo, e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco.

SAIBA MAIS SOBRE EFEMÉRIDES, DESTAQUES DO DIA A DIA

Os advogados são os profissionais responsáveis por representar os cidadãos perante a justiça, garantindo a igualdade, a liberdade e a defesa dos direitos humanos. Seu trabalho é indispensável para o exercício da cidadania e da democracia.

O curso de graduação em Direito dura, em média, cinco anos, com os três primeiros anos bem teóricos, onde se aprende português, sociologia, economia, teoria do Estado e as matérias específicas como direito civil, processual penal, comercial, constitucional e medicina legal.

Segundo a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), hoje são 1,3 mil cursos de Direito no país e para exercer a profissão, o graduando precisa prestar exames na OAB e ser aprovado.

Assim como a criação do curso, também havia o desejo de se criar uma instituição que acolhesse e orientasse os advogados, o que aconteceu em 1843, com a criação do Instituto dos Advogados Brasileiros. Esse instituto tinha como principal objetivo constituir uma Ordem dos Advogados do Império.

A advocacia no Brasil não apenas cresceu em números, ultrapassando a cifra de 800 mil profissionais: a profissão é sinônimo de Justiça e garantia de paz social. Seja na esfera pública ou privada, seja autônomo ou empregado, o advogado promove o equilíbrio e assegura a preservação dos direitos.

No Brasil, o dia 11 de agosto registra esse começo e nele celebramos o dia do Direito e do Advogado. À todos os profissionais da área jurídica, advogado ou bacharéis em Direito, parabéns!

FONTES:

http://www.tjes.jus.br/11-de-agosto-dia-do-advogado/

https://justica.sp.gov.br/index.php/11-de-agosto-dia-do-advogado/

Por Sérgio Botêlho, na edição dos Destaques do Dia do Para Onde Ir

You may also like

Comente