A data, 10 de julho, como Dia da Pizza, no Brasil, tem origem em São Paulo, capital da pizza, no país, e é festejada desde os idos de 1985.
Segundo conta a história, em 1985 o então secretário de turismo de São Paulo, Caio Luís de Carvalho, estabeleceu um concurso de pizza. Antes de tudo esclarecer a enorme vocação paulista para a pizza desde que os italianos, que aportaram no Brasil em grande numero, nos recomendaram o petisco.
Pois bem. Naquele ano de 1985, com o alimento em altíssima preferência dos paulistanos, o secretário fez promover o concurso, com data de encerramento justamente no dia 10 de julho. Como resultado do absoluto sucesso do evento, ficou então combinado que o dia 10 de julho seria o dia passaria a ser dedicado à iguaria.
Contudo, há quem diga que esse 10 de julho tem origem na própria Itália. A saber, num 10 de julho de 1889, quando o rei Humberto I e a rainha Margherita, experimentaram deliciosa pizza. De acordo com o cardápio oferecido ao casal real, o prato foi construído com as cores da bandeira da Itália unificada.
Assim, o branco era representado pela mussarela, o vermelho pelo tomate e o verde pelo manjericão. Responsável pelo prato, o chef Rafaelle Esposito, em Nápoles, dava origem a saborosíssima Margherita.
História da pizza
Há quem diga que a pizza tem origem entre antigos povos hebreus, egípcios e até chineses. Conta-se que os nobres desta época comiam o pão de Abraão, uma massa de farinha, água e sal que vai ao forno bem forte. A ele eram acrescidos ervas e alho. Essa mistura era chamada de Piscea. Mas também há quem assegure ter a pizza começado a rolar mesmo em Roma antiga.
Por fim, quando Cristóvão Colombo chegou com tomate vinda da América, a cor e o sabor da pizza ganharam novo e importante componente, até os dias de hoje.
ENVIAR MENSAGEM