• 55 61 982648031
  • sergiobotelho@paraondeir.blog

Luta pelo desarmamento tem seu dia neste 09 de julho

Dia Mundial pelo Desarmamento

Luta pelo desarmamento tem seu dia neste 09 de julho

Mundialmente se comemora nesta 09 de julho o Dia Mundial pelo Desarmamento. Um dia é dedicado ao combate a todos os tipos de armas. Mas também de lembrar a necessidade de uma cultura de paz, segundo prega a Organização das Nações Unidas (ONU).

Profeticamente, disse um dia Albert Einstein: “Eu não sei com que armas a Terceira Guerra Mundial será disputada, mas a Quarta Guerra Mundial será travada com paus e pedras”. Talvez, nem isso, diante do perigo de uma guerra nuclear.

No entanto, cada vez os países gastam mais dinheiro com armamento. E é crescente a cultura das armas a ameaçar a paz na Terra. Portanto, nunca foi tão premente debater a necessidade do desarmamento.

ACESSE OS SERVIÇOS OFERECIDOS PELO ‘PARA ONDE IR’, DÓLAR, VIAGENS AÉREAS, HISTÓRIA HOJE, BOLSA, ANIVERSÁRIOS MUNICIPAIS, E APROVEITE PARA ASSINAR O BLOG POR E-MAIL|

Tratados

O debate tem o apoio de uma série de instrumentos-chave da ONU. O Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares (TNP), o mais universal de todos os tratados multilaterais sobre desarmamento, entrou em vigor em 1970. 

Mas também, a Convenção sobre Armas Químicas entrou em vigor em 1997, e a Convenção sobre Armas Biológicas, em 1975. E, ainda, o Tratado Abrangente de Proibição de Testes Nucleares foi adotado em 1996. Enfim, a Convenção sobre Proibição de Minas entrou em vigor em 1999.

A ONU apoiou tratados regionais de proibição de armas nucleares na Antártida, América Latina e no Caribe, no Pacífico Sul, Sudeste da Ásia, África e Ásia Central. Outros instrumentos adotados pela ONU proíbem armas nucleares no espaço sideral e em alto mar.

Terrorismo

Em resposta ao crescimento do terrorismo internacional, a Assembleia Geral adotou a resolução 57/83 criada para impedir terroristas de adquirirem armas de destruição em massa. 

Em 2004, o Conselho de Segurança adotou a resolução 1540, proibindo o apoio do Estado para tais esforços. A Convenção Internacional para a Supressão de Atos de Terrorismo Nuclear da Assembleia foi aberta para assinatura em setembro de 2005 e entrou em vigor em julho de 2007.

Roubo

Neste dia, é importante lembrar da célebre declaração do ex-Presidente dos Estados Unidos, Dwight D. Eisenhower (1952-1960). Ele que fora Comandante Geral das Forças Aliadas durante a Segunda Guerra Mundial:

“Cada arma produzida, cada navio de guerra lançado ao mar, cada foguete disparado significa, em última instância, um roubo àqueles que têm fome e não são alimentados, aqueles que estão com frio e não têm o que vestir. O custo de um moderno bombardeiro pesado é este: a construção de uma moderna escola em mais de 30 cidades.”

|Leia mais sobre história no link: https://paraondeir.blog/category/historia/|

ENVIAR MENSAGEM

 

Sérgio Botêlho

Jornalista

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Ajuda?
Olá!
Mande as ordens!
%d blogueiros gostam disto: