Luta pelo desarmamento tem seu dia neste 09 de julho

Mundialmente se comemora nesta 09 de julho o Dia Mundial pelo Desarmamento. Um dia é dedicado ao combate a todos os tipos de armas. Mas também de lembrar a necessidade de uma cultura de paz, segundo prega a Organização das Nações Unidas (ONU).

Profeticamente, disse um dia Albert Einstein: “Eu não sei com que armas a Terceira Guerra Mundial será disputada, mas a Quarta Guerra Mundial será travada com paus e pedras”. Talvez, nem isso, diante do perigo de uma guerra nuclear.

No entanto, cada vez os países gastam mais dinheiro com armamento. E é crescente a cultura das armas a ameaçar a paz na Terra. Portanto, nunca foi tão premente debater a necessidade do desarmamento.

ACESSE OS SERVIÇOS OFERECIDOS PELO ‘PARA ONDE IR’, DÓLAR, VIAGENS AÉREAS, HISTÓRIA HOJE, BOLSA, ANIVERSÁRIOS MUNICIPAIS, E APROVEITE PARA ASSINAR O BLOG POR E-MAIL|

Tratados

O debate tem o apoio de uma série de instrumentos-chave da ONU. O Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares (TNP), o mais universal de todos os tratados multilaterais sobre desarmamento, entrou em vigor em 1970. 

Mas também, a Convenção sobre Armas Químicas entrou em vigor em 1997, e a Convenção sobre Armas Biológicas, em 1975. E, ainda, o Tratado Abrangente de Proibição de Testes Nucleares foi adotado em 1996. Enfim, a Convenção sobre Proibição de Minas entrou em vigor em 1999.

A ONU apoiou tratados regionais de proibição de armas nucleares na Antártida, América Latina e no Caribe, no Pacífico Sul, Sudeste da Ásia, África e Ásia Central. Outros instrumentos adotados pela ONU proíbem armas nucleares no espaço sideral e em alto mar.

Terrorismo

Em resposta ao crescimento do terrorismo internacional, a Assembleia Geral adotou a resolução 57/83 criada para impedir terroristas de adquirirem armas de destruição em massa. 

Em 2004, o Conselho de Segurança adotou a resolução 1540, proibindo o apoio do Estado para tais esforços. A Convenção Internacional para a Supressão de Atos de Terrorismo Nuclear da Assembleia foi aberta para assinatura em setembro de 2005 e entrou em vigor em julho de 2007.

Roubo

Neste dia, é importante lembrar da célebre declaração do ex-Presidente dos Estados Unidos, Dwight D. Eisenhower (1952-1960). Ele que fora Comandante Geral das Forças Aliadas durante a Segunda Guerra Mundial:

“Cada arma produzida, cada navio de guerra lançado ao mar, cada foguete disparado significa, em última instância, um roubo àqueles que têm fome e não são alimentados, aqueles que estão com frio e não têm o que vestir. O custo de um moderno bombardeiro pesado é este: a construção de uma moderna escola em mais de 30 cidades.”

|Leia mais sobre história no link: https://paraondeir.blog/category/historia/|

ENVIAR MENSAGEM

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.